Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Suécia começa a estocar alimentos pela primeira vez desde a Guerra Fria

| Notícias do Mundo

A Suécia retoma a estocagem de alimentos, algo não visto desde a Guerra Fria, devido a temores de conflito com a Rússia e o ingresso na OTAN. Investimento inicial é de £45 milhões.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
estoque 16 out 2025 destaque

Suécia investe em reserva de grãos no norte do país (imagem ilustrativa/PM)

A Suécia iniciará uma estocagem de alimentos pela primeira vez desde a Guerra Fria, em meio a temores de guerra com a Rússia.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Após abandonar sua política de neutralidade militar de longa data e aderir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em 2024, o país escandinavo adota medidas drásticas para “fortalecer a nova defesa total”.

O governo anunciou planos de investir 575 milhões de coroas suecas (cerca de £45 milhões) como parte do orçamento de 2026 para criar reservas de grãos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O ministro da Defesa Civil, Carl-Oskar Bohlin, afirmou: “Estamos bem cientes de que o risco da Suécia ficar completamente isolada é muito baixo, mas o risco de cadeias de suprimento complexas serem interrompidas com consequências grandes e imprevisíveis em caso de guerra e conflito infelizmente é mais provável”.

As primeiras reservas emergenciais de grãos serão estabelecidas no norte da Suécia, uma região com risco de isolamento em um conflito.

Bohlin destacou que isto não foi uma escolha “aleatória”

“A importante localização militar-estratégica do norte da Suécia, combinada com um baixo grau de autossuficiência em grãos, torna urgente estabelecer armazenamento físico aqui o mais rápido possível”, disse ele.

“O governo, portanto, antecipou o planejamento e a execução desta construção precisamente porque não há tempo a perder. Hoje, estamos adicionando um dia aos livros de história ao tomar medidas concretas para seriamente reforçar a resiliência da sociedade sueca”, acrescentou.

Um edital será lançado nos condados do norte de Norrbotten, Vasterbotten, Vasternorrland e Jamtland.

Esses condados dependem totalmente de grãos transportados do sul da Suécia, o que poderia ser problemático em caso de crise ou guerra.

A Suécia revisou sua estratégia de “defesa total” em 2015, após a anexação da Crimeia pela Rússia, e mais medidas foram introduzidas após a invasão em grande escala da Ucrânia em 2022.

Toda sociedade mobilizada

A iniciativa visa mobilizar toda a sociedade, desde autoridades a cidadãos e empresas, para resistir coletivamente à agressão armada enquanto mantém funções essenciais.

Enquanto isso, em outra parte da Europa, ministros da Defesa da UE se reunirão em Bruxelas hoje para discutir o fortalecimento da capacidade da aliança de conter incursões aéreas russas.

Os temores estão crescendo de que o Kremlin esteja testando o Ocidente em uma zona cinzenta entre guerra e paz.

A UE propôs a criação de uma “parede de drones”, mas há certo ceticismo de países como a Alemanha sobre a proposta e preocupações de que o bloco de 27 nações poderia estar a pisar nos calcanhares da OTAN.

A iniciativa é um dos vários projetos emblemáticos que a UE está focando como parte de um grande esforço para preparar o bloco para um potencial conflito com a Rússia.

A UE apresentará um roteiro de seus planos aos ministros e espera obter aprovação para isto em uma cúpula de líderes na próxima semana.

Fonte: Metro


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo