
Após a saída do Komeito, o PLD japonês tenta aliança com o PIJ para eleger Sanae Takaichi primeira-ministra (imagem ilustrativa/PM)
O Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão, que governa há muito tempo, iniciou na quinta-feira (16) negociações formais de coalizão com o segundo maior partido de oposição, enquanto o tempo se esgota para eleger um novo primeiro-ministro.
O país entrou em um impasse político na semana passada após o partido Komeito, parceiro júnior do PLD, deixar a coalizão governante após 26 anos.
A nova líder do PLD, Sanae Takaichi, reuniu-se na quinta-feira com seu colega do Partido da Inovação do Japão (PIJ) em uma tentativa de encontrar novos parceiros.
Artigos relacionados
Uma aliança entre os dois partidos poderia abrir caminho para a eleição de Takaichi como a primeira mulher premiê do país. Takaichi precisa de uma maioria de 233 assentos em seu favor para ser nomeada pelo parlamento, mas o PLD detém apenas 196 deputados na poderosa câmara baixa.
O PIJ possui 35, o que significa que uma possível coalizão ainda deixaria faltando dois assentos para Takaichi. Os três principais grupos de oposição em discussões para encontrar um candidato unificado para primeiro-ministro possuem juntos apenas 210 membros.
Crise política
Takaichi parecia estar no caminho para substituir o primeiro-ministro cessante Shigeru Ishiba quando subiu à liderança do PLD neste mês. No entanto, a saída de Komeito da coalizão governante de longa data mergulhou o Japão em uma crise política e levou a oposição fragmentada a tentar destituir o PLD.
Os três principais líderes da oposição se reuniram na quarta-feira (15) para buscar um candidato unificado, mas descobriram que ainda havia “lacunas” entre eles. Takaichi, por outro lado, conseguiu encontrar um parceiro potencial no PIJ
“Acredito que avançamos no sentido de fortalecer a confiança mútua, pois a presidente Takaichi e eu estivemos muito próximos em muitas áreas, incluindo nossas visões sobre os assuntos atuais e a filosofia política do país”, disse Fumitake Fujita, colíder do PIJ, após as conversas.
No entanto, ele também reconheceu que havia grandes diferenças políticas em áreas específicas, como uma proposta do PIJ para proibir doações políticas corporativas. Fujita disse que os partidos se reunirão novamente nesta sexta-feira (17).
Takayuki Kobayashi, chefe do conselho de políticas do PLD, disse separadamente que os dois partidos “reafirmaram suas semelhanças” em questões como segurança nacional e energia, e se comprometeram a falar novamente.
Fonte: JT







