
Estudo da Universidade Flinders avaliou a eficácia de trajes de mergulho contra mordidas de tubarões (imagem ilustrativa)
Pesquisadores do Southern Shark Ecology Group da Universidade Flinders, na Austrália, testaram quatro tecidos de trajes de mergulho “resistentes a mordidas” de tubarões-brancos e tubarões-tigre.
De acordo com um estudo publicado em Wildlife Research, eles descobriram que materiais resistentes a mordidas incorporados nos trajes de mergulho, que integram fibras de alta resistência como Kevlar e polietileno de peso molecular ultra-alto, reduziram significativamente a proporção de danos substanciais e críticos de mordidas de tubarões em comparação ao neoprene padrão de 3mm.
“Eu estava um pouco cético sobre como algum tipo de material poderia suportar a mordida de um grande tubarão predador”, disse Charlie Huveneers, pesquisador-chefe do Southern Shark Ecology Group. “Mas fiquei genuinamente surpreso quando comparamos o novo material ao neoprene padrão e vimos o quanto ele eliminava todos esses danos extensos, severos ou críticos.”
Artigos relacionados
“Não são à prova de tubarão”, enfatizou o estudo
O estudo enfatiza que os trajes não são “à prova de tubarão” e não podem evitar lesões internas ou por esmagamento. Embora os ataques de tubarão sejam raros na Austrália, eles podem ter consequências fatais.
De acordo com o Australian Shark Incident Database, houve 28 incidentes de ataques fatais de tubarão nos últimos dez anos.
Historicamente, trajes de mergulho de malha de cadeia têm sido usados para proteção contra tubarões, porém, os trajes eram muito rígidos e incômodos para os surfistas.
A incorporação desses novos materiais flexíveis nos trajes de mergulho pode oferecer uma opção mais adequada para aqueles que precisam de maior amplitude de movimento.
São necessários mais testes
Ainda é necessário realizar mais testes em diferentes espécies de tubarões, como tubarões de cabeça-chata, e aumentar a flexibilidade do material sem comprometer a proteção.
No entanto, Huveneers acredita que este é um passo na direção certa. “Acho que isso é parte de uma mudança de jogo, é uma das muitas ferramentas no crescente arsenal para medidas de mitigação de mordidas de tubarão.”
Fonte: Geo N







