
Iwate: polícia se desculpa após prender estrangeiro ilegalmente (imagem ilustrativa/PM)
A polícia da província de Iwate prendeu erroneamente um trabalhador estrangeiro no início desta semana por não portar seu passaporte, mesmo ele estando com outra forma de identificação válida, informou a polícia na sexta-feira.
Não há exigência legal para que estrangeiros que possuem um cartão de residência também carreguem seu passaporte. No entanto, o policial responsável pela detenção não conhecia essa regra.
O trabalhador rural em Kunohe foi conduzido a uma delegacia de forma voluntária na quarta-feira (15). Após confirmar que ele não possuía o passaporte consigo, o agente o prendeu no final da tarde.
Artigos relacionados
Entretanto, depois de ser levado para uma unidade de detenção, outro policial encontrou o cartão de residência do homem em seus pertences, informou a polícia. O trabalhador permaneceu sob custódia por mais de cinco horas, até ser libertado por volta das 23h30.
A polícia optou por não divulgar a nacionalidade ou a idade do trabalhador. Eles afirmaram que já se desculparam com ele.
“Tomaremos medidas após analisar o caso“, disse um oficial da polícia da província de Iwate.
As autoridades de imigração emitem cartões de residência para estrangeiros que permanecem no Japão por pelo menos três meses, em princípio.
Os cartões incluem informações como a elegibilidade para trabalhar e o status de visto, bem como o nome e a data de nascimento do portador.
Fonte: JT







