
Yoshimura, atual governador de Osaka, e a líder do PLD, Sanae Takaichi (NHK)
O Partido Liberal Democrata (PLD) e o Partido da Inovação do Japão (JIP) devem concluir os ajustes finais para a formação de um novo governo de coalizão na segunda-feira (20). Se o acordo for selado na reunião de líderes partidários à noite, o JIP se comprometerá a apoiar o PLD na eleição para primeiro-ministro na terça-feira (21), o que garantirá a eleição de Sanae Takaichi como a primeira mulher a assumir o cargo de chefe de governo no Japão.
Condições e negociações políticas entre PLD e JIP
O JIP realizou uma reunião executiva em Osaka no domingo (19) e formalizou a decisão de delegar as negociações finais para a coalizão aos representantes Hirofumi Yoshimura (atual governador de Osaka) e Nobuyuki Fujita. Fujita expressou otimismo, afirmando que farão os “ajustes finais para que possamos receber o novo governo de forma favorável”, já que a liderança do partido lhe confiou todos os aspectos do acordo, incluindo cargos e a natureza da cooperação.
As negociações finais envolvem 12 pontos-chave do acordo programático do JIP, que deve incluir:
Artigos relacionados
- Medidas econômicas de rápida implementação para atender às necessidades da população. Entre eles, alíquota zero do imposto sobre o consumo de alimentos.
- Reforma estrutural em áreas como segurança, previdência social e governança.
- Avanço na reforma constitucional, entre outros.
O impasse sobre a estrutura de governo do PLD x JIP

Coletiva de imprensa do JIP, no centro, Fujita e o governador de Osaka (NHK)
Um dos principais pontos de atrito é a estrutura do governo. A opinião majoritária dentro do JIP, durante a reunião executiva, foi de que o partido deveria optar pela cooperação extra-gabinete, sem enviar ministros. O motivo seria a necessidade de avaliar como o PLD irá implementar as políticas do acordo antes de se comprometer totalmente com o Executivo.
No entanto, os partidos propuseram que, mesmo em caso de cooperação extra-gabinete, o JIP integraria a estrutura do partido no poder na gestão da Dieta (Parlamento). Dentro deste arranjo, o presidente do Comitê de Assuntos da Dieta do JIP, Takeaki Endo, atuaria como Conselheiro Especial do Primeiro-Ministro.
O requisito absoluto de Yoshimura
A reunião final entre a presidente do PLD, Takaichi, e o copresidente do JIP, Yoshimura, será crucial. Um dos requisitos mais firmes do Partido da Inovação do Japão e um ponto que Yoshimura declarou ser “um requisito absoluto e sobre o qual não fará concessões” é a redução de 10% no número de membros da Dieta.
Após superarem essas questões e confirmarem as políticas conjuntas e a estrutura de governo, os líderes deverão assinar o documento de coalizão. Com a falta de apoio de outros partidos de oposição, como o Partido Democrático Constitucional, o apoio do JIP na votação de terça-feira deverá garantir a eleição de Sanae Takaichi.
Fontes: NHK e Nikkei







