
Primeira coletiva de imprensa (NHK)
Na noite de terça-feira (21), a nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, realizou sua primeira coletiva de imprensa, afirmando estar comprometida em trabalhar com coragem e determinação para construir um Japão forte, que hoje é a quarta economia do mundo.
Expressou sua gratidão ao Partido da Inovação do Japão (JIP) pela coalizão e apoio à estabilidade política, essencial para a economia e segurança nacional.
A nova primeira-ministra detalhou que, além de enfrentar a alta dos preços, há planos para criar uma região de capitais de backup, reformar a previdência social e a Constituição, em acordo com o seu partido (PLD) e o JIP ou Isshin. O objetivo é formar uma maioria na Dieta para estabilizar o cenário político, enquanto a cooperação com partidos da oposição será buscada sempre que compartilharem dos mesmos princípios.
Artigos relacionados
Em relação ao benefício de 20 mil a 40 mil ienes, a primeira-ministra declarou que não será implementado, justificando que “não houve compreensão pública nas eleições de verão”. Em vez disso, irá priorizar medidas para conter a alta dos preços, como a eliminação rápida da taxa provisória de gasolina, bem como aumentar o limite da renda para ficar isento de imposto, a fim de que sobre mais dinheiro para as pessoas.
Em relação à política externa, Takaichi planeja reunir-se em breve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para fortalecer ainda mais as relações entre os dois países, pilar da segurança nacional e política externa do país.
Fontes: NHK e Mainichi







