
Cidade de Nagoia (PM)
A pesquisa de felicidade urbana da região Tokai lista as cidades mais bem avaliadas para se viver com conforto. Pelos resultados, o grande centro urbano como Nagoia ou outras capitais como Gifu e Tsu não são cidades onde os moradores encontram o que desejam para serem felizes.
Realizada anualmente pela Daiwa House, o resultado foi revelado na quarta-feira (22). Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Nisshin (Aichi) liderou o ranking.
Ela se destaca pelas famílias estáveis do ponto de vista econômico, por possuir novos complexos habitacionais, boa infraestrutura para criar os filhos, por ter apenas 94 mil habitantes e uma malha de transporte bem desenvolvida.
Artigos relacionados
Além disso, tornou-se cidade satélite de Nagoia e de Toyota, ambas em Aichi, por serem bem próximas.
Os residentes locais ressaltam a conveniência: “A cidade possui todas as comodidades sem ter que enfrentar a agitação de Nagoia. Isso amplia as opções para os pais e seus filhos”, destacou um morador.
Universidades na região também aumentaram a atratividade de Nisshin para os jovens, criando um ambiente dinâmico e moderno. Um estudante comentou, que “gosto do ambiente tranquilo e das inúmeras opções de café, além de ser um lugar estiloso e fácil para se viver”.
→ Acompanhe o canal do Portal Mie no WhatsApp
As demais do ranking da felicidade urbana e uma surpresa

Um dos pontos de lazer da cidade de Kiho (Ijyu/Gov. Mie)
No segundo lugar do ranking da felicidade urbana, Miyoshi (Aichi) compartilha semelhanças com Nisshin, estando bem próxima. Já a terceira posição foi surpreendente: Kiho (Mie), uma cidade cercada por mar e montanhas. Com cerca de 10 mil moradores, seu apelo é a bela natureza.
“Muitos se mudaram para Kiho, vindos das regiões circunvizinhas buscando uma vida mais tranquila. Apesar de não terem ligações sociais intensas, a comunidade local é bastante acolhedora e isso parece contribuir positivamente para a felicidade dos moradores”, explicou o porta-voz da Daiwa.
Um residente de Kiho disse, ao saber do resultado do ranking: “É mesmo? Eu não fazia ideia. Quando vou para a cidade grande, tudo parece muito acelerado. Aqui, sinto que a vida flui em um ritmo mais natural”.
Funcionários locais também valorizam o espírito comunitário: “As pessoas são receptivas, nos ajudam com tarefas cotidianas e nos apoiam. Isso cria confiança e segurança em nossa vida diária”, comentou Takehana, que trabalha no conhecido Parque Umigame (tartaruga marinha).
Ranking das 10 cidades da felicidade urbana
- Nisshin (Aichi)
- Miyoshi (Aichi)
- Kiho (Mie)
- Yaotsu (Gifu)
- Taki (Mie)
- Nagakute (Aichi)
- Chita (Aichi)
- Toin (Mie)
- Kawabe (Gifu)
- Midori-ku, cidade de Nagoia (Aichi)
Em qual dessas moraria?
Fonte: Nagoya TV







