
Rainha capturada (Min. Meio Ambiente via CBC TV)
Uma rainha da perigosa espécie da formiga de fogo tropical (Solenopsis geminata) foi confirmada pela primeira vez na região Tokai, especificamente no Pier de Tobishima do Porto de Nagoia (Aichi), informaram as autoridades na sexta-feira (24).
Essa descoberta aconteceu em 22 deste mês, quando uma rainha com asas e quatro formigas operárias foram identificadas.
Em 28 do mês passado, durante uma investigação do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 500 formigas operárias, na ocasião, suspeitas de serem de outra espécie, foram vistas entrando e saindo de uma junção de pintura em um pátio de contêineres.
Artigos relacionados
Contudo, no dia 30, especialistas determinaram que essas formigas eram, na verdade, as de fogo tropical. Após a descoberta adicional da rainha em 22 deste mês, teme-se que um ninho tenha sido estabelecido.
O Ministério do Meio Ambiente continua vigilante, mantendo o uso de inseticidas e conduzindo investigações na área circundante.
Até agora, a rainha da formiga de fogo tropical, nativa da América do Sul, havia sido encontrada apenas nas províncias de Hyogo e Osaka neste ano, e essa é a primeira vez que se confirma sua presença em Aichi.
O Ministério do Meio Ambiente e a prefeitura de Aichi pedem que a população não entre em pânico desnecessariamente, afirmando que a dispersão dessa formiga não é extensa em toda a região, estando limitada principalmente a áreas portuárias.
Eles aconselham a não tocá-las com as mãos sem proteção e fazer contato com o serviço especial do Ministério do Meio Ambiente pelo número 0570-046-110, dizendo que encontrou a “akakami-ari”, nome em japonês.
Sua picada pode causar dor intensa e, dependendo da constituição, pode desencadear uma reação alérgica repentina conhecida como choque anafilático.
Fontes: CBC TV e Chunichi







