Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Agência espacial europeia inaugura primeiro escritório na Ásia em Tóquio

| Sociedade

A ESA inaugurou seu primeiro escritório na Ásia, em Tóquio, com o objetivo de fortalecer a cooperação com a JAXA e o setor privado japonês. A iniciativa visa ampliar a presença da Europa e do Japão na indústria espacial global.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
esa 28 out 2025 destaque

ESA inaugura escritório na Ásia para fortalecer laços com o Japão (imagem ilustrativa/PM)

A Agência Espacial Europeia (ESA) inaugurou seu primeiro escritório na Ásia, em Tóquio, na terça-feira (28), em um movimento para aprofundar os esforços de colaboração com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e o setor privado japonês, em rápido crescimento.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O escritório estará localizado na X-Nihonbashi Tower, um centro de inovação no distrito de Chuo, marcando um novo capítulo em mais de meio século de cooperação europeia-japonesa na exploração e pesquisa espacial.

O escritório atuará como posto avançado regional da ESA para o engajamento da indústria nos setores espacial governamental e comercial, espelhando seu escritório em Washington que lida com as relações com os EUA.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ele também apoiará a coordenação em missões conjuntas como o satélite de observação da Terra EarthCARE e a sonda BepiColombo, que sobrevoará Mercúrio, bem como futuros projetos envolvendo a cooperação entre a ESA e a JAXA, como as missões de defesa planetária Destiny+ e Ramses.

“Nosso relacionamento com o Japão é construído sobre décadas de confiança e excelência científica“, disse o Diretor Geral da ESA, Josef Aschbacher, em um comunicado de imprensa junto com o anúncio na terça-feira.

“Estabelecer uma presença no Japão sinaliza nossa clara intenção de elevar a cooperação em todos os domínios do espaço”.

Ao continuar a trabalhar juntos, o Japão e a Europa esperam fortalecer significativamente sua presença na indústria espacial, um campo fortemente liderado pelos EUA, China e Rússia.

A incerteza política e as tensas relações globais com essas grandes potências espaciais nos últimos anos também são vistas como um grande impulsionador para a recente colaboração espacial Europa-Japão.

Fonte: JT


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo