
Painel no fechamento de quarta-feira (FNN)
Na quarta-feira (29), o índice Nikkei na Bolsa de Tóquio superou pela primeira vez a marca dos 51 mil ienes, um feito inédito que evidencia uma recuperação robusta dos mercados.
Esse avanço se deu, em parte, devido à atenuação das tensões comerciais entre China e Estados Unidos, além de expectativas crescentes de uma redução nas taxas de juros americanas. Como resultado, os três principais índices do mercado de ações de Nova Iorque registraram aumentos no dia anterior.
A empresa de semicondutores Nvidia anunciou uma parceria com a gigante das telecomunicações Nokia, resultando em uma alta de quase 5% em suas ações. Ainda, a Apple informou que as vendas da série iPhone 17 estão fortes, contribuindo para a elevação de suas ações e fazendo com que sua capitalização de mercado temporariamente excedesse 4 trilhões de dólares.
Artigos relacionados
Em Tóquio, houve um aumento significativo nas compras de ações de tecnologia, indicando uma confiança crescente no setor. “É realmente surpreendente ver esse nível de preços. Tendo vivido o colapso da bolha econômica, é impressionante ver valores do Nikkei que a ultrapassam“, comentou um investidor veterano, de 60 anos, com 30 anos de experiência.
Nikkei atrai novos investidores
Adicionando-se ao otimismo, uma investidora e funcionária de um bar temático de investimentos em Tóquio relatou que está vendo lucros consideráveis devido à alta das ações, embora ainda não tenha vendido suas participações.
“Muitas pessoas, mesmo sem qualquer experiência prévia, estão querendo começar agora. Outros, que já têm algum conhecimento, buscam se capacitar porque sentem que suas estratégias não estão acompanhando a velocidade do crescimento do mercado”, afirma Kaoru Onohara, instrutora certificada da Financial Academy.
Investidores acreditam que a perspectiva internacional quanto à nova política econômica da primeira-ministra está motivando os estrangeiros a apostar na mudança japonesa, impulsionando assim o Nikkei.
Fontes: JNN e FNN







