
Após queda em agosto, produção industrial japonesa registra alta de 2,2% em setembro (imagem ilustrativa/PM)
A produção industrial do Japão subiu 2,2% em setembro, em comparação com o mês anterior, marcando o primeiro aumento em três meses, impulsionada pela forte demanda de exportação por máquinas de fabricação de chips, conforme dados do governo divulgados na sexta-feira (31).
O resultado mais recente representou uma reviravolta em relação a uma queda de 1,5% revisada para baixo em agosto. No entanto, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria manteve sua avaliação básica da produção industrial desde julho do ano passado, afirmando que ela está “flutuando de forma indecisa” .
O índice de produção em fábricas e minas, ajustado sazonalmente, situou-se em 102,8 em relação à base de 100 de 2020, de acordo com o relatório preliminar do ministério.
Artigos relacionados
Dos 15 setores industriais, 13 registraram aumentos, incluindo produtos químicos inorgânicos e orgânicos, bem como produtos de metal.
Entre eles, a maquinaria de produção liderou o ganho geral, crescendo 6,2% em relação ao mês anterior, refletindo os robustos embarques de equipamentos de fabricação de semicondutores para a China e Taiwan.
Em contraste, dois setores, equipamentos de transporte, excluindo veículos motorizados, e metais ferrosos e não ferrosos, registraram quedas .
Com base em uma pesquisa com fabricantes, o ministério espera que a produção cresça 1,9% em outubro e encolha 0,9% em novembro.
Em setembro, o índice de envios industriais cresceu 0,7%, atingindo 100,2 marcando o segundo mês consecutivo de aumento, enquanto o de estoques também subiu 0,5%, para 99,6 sendo o primeiro aumento em dois meses.
Fonte: MN







