Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Márcia Shiono – Transformando dor em inspiração e pintando a fé em cada traço

De pequenas telas a exposições renomadas, a trajetória de Márcia Shiono no Japão é um testemunho do poder da arte. Sua obra reflete fé, emoção e superação.

Unigran Japan 2026

Da dor de uma perda nasceu um talento que hoje emociona o Japão e o mundo. Márcia Shiono, paulistana que chegou ao Japão aos 16 anos, descobriu na pintura não apenas uma forma de consolo, mas um propósito de vida.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Após perder o irmão em 2019, sua primeira obra, um leão simbolizando Jesus, despertou uma jornada artística que a levaria de pequenas telas caseiras a exposições em museus japoneses, na Embaixada do Brasil em Tóquio e até no lendário Carrossel do Louvre, em Paris.

Com traços cheios de emoção e fé, Márcia vem conquistando espaço e reconhecimento internacional, provando que a arte, quando nasce do coração, tem o poder de curar e inspirar. Nesta entrevista ao Portal Mie, ela compartilha sua trajetória, desafios e o propósito divino por trás de cada pincelada.

01 11 2025 Marcia Shiono Magazine 6

Portal Mie: Márcia, sua primeira pintura nasceu de um momento de dor, após a perda do seu irmão. Como foi transformar esse sofrimento em arte e perceber que ali havia um propósito maior?
Marcia Shiono: A perda do meu irmão foi um momento trágico de muita dor, e com o pequeno gesto de pintá-lo pra que minha mãe entendesse que a pessoa morre mas está bem em outro lugar, trouxe um pequeno conforto que me tocou e me levou a pintar outras pessoas pra poder consolá-las.

Portal Mie: Você mencionou que a pintura do leão simboliza Jesus abraçando seu irmão. Como a fé influencia seu processo criativo até hoje?
Marcia Shiono: A fé pra mim é o que me move num mundo tão caótico, injusto e triste, ela me traz paz, a certeza da justiça e alegria. E se eu posso levar isso através da minha arte sempre será uma grande alegria pra mim.

Portal Mie: Em suas obras, os felinos aparecem com frequência. O que esses animais representam pra você e por que eles se tornaram sua especialidade?
Marcia Shiono: Os felinos pra mim simbolizam força e beleza. Além de ter um significado espiritual de poder e proteção, me tornei especialista neles pra que de cara as pessoas se encantem pelos detalhes e queiram se aprofundar mais sobre o que me fez pintá-los e poder levar o evangelho à elas.

01 11 2025 Marcia Shiono Magazine 11

Portal Mie: Quando seu sobrinho descobriu seu talento e você começou a expor em museus, sentiu que aquele era um chamado para mostrar sua arte ao mundo?
Marcia Shiono: Quando meu vizinho japonês me descobriu, foi um sentimento incrível de gratidão a Deus e estar no lugar certo no momento certo. E foi incrível poder expor e conhecer tantos artistas que viveram da arte, a maior parte dos artistas são professores de arte e eles me ajudam muito.

Portal Mie: Você já expôs em locais importantes como a Embaixada do Brasil em Tóquio, o Centro Internacional de Nagoia e até no Carrossel do Louvre, em Paris. Qual dessas experiências mais te marcou e por quê?
Marcia Shiono: Com certeza expor no Louvre foi a maior experiência em todos os níveis da minha vida, aquele lugar é um museu a céu aberto e com uma história que passou por reis, rainhas e tudo o que há de lindo você pode encontrar lá. E expor na semana de arte foi uma incrível realização que eu me lembro quase todos os dias

Portal Mie: Como é ser uma artista brasileira representando o Brasil em eventos internacionais no Japão e na Europa?
Marcia Shiono: É muito gratificante! Primeiro por poder mostrar as pessoas a minha arte e poder ser essa conexão entre mundos tão distantes, e assim como tenho feito essa ponte para artistas brasileiros exporem no museu japonês agora quero fazer a ponte para que qualquer nacionalidade de artista possa expor em Paris também!

01 11 2025 Marcia Shiono Magazine 1

Portal Mie: Você comentou que pinta inspirada por pessoas que perderam entes queridos. Já houve alguma história de pintura que te emocionou de forma especial?
Marcia Shiono: Além do meu irmão, a que me tocou mais foi a pintura de uma tia minha que eu amava muito, muito mesmo. A partida dela foi muito triste pra mim, e pintá-la e enviá-la para o Brasil foi um jeito de homenagear a grande mulher que ela foi, e além da emoção da minha família, até a cachorrinha dela a reconheceu no desenho e ficou latindo e fazendo festa, até tiveram que deixar o desenho virado porque ela ficou muito excitada e dar um pouco dessa alegria não há dinheiro que pague.

Portal Mie: Além das telas, você também pintou carros, rostos de crianças e deu aulas. O que mais te realiza: criar, ensinar ou emocionar?
Marcia Shiono: Tudo é maravilhoso se tratando de arte, trabalhar com crianças, levar arte para outros continentes, mas poder consolar o coração de alguém é um propósito que eu amo e quero levar pra vida toda.

01 11 2025 Marcia Shiono Magazine 3

Portal Mie: Sua jornada artística começou há poucos anos, mas você já conquistou muito. Que conselho você daria a quem tem um dom guardado e ainda não teve coragem de mostrar?
Marcia Shiono: Deus deu para todas as pessoas um talento que foi dado pra que ela servisse às outras pessoas. Quando você descobri-lo ele pode ser a cura pra alguém. Então não guarde pra você e ele vai fazer o mundo um lugar melhor.

Portal Mie: Por fim, Márcia, o que você sonha para o futuro da sua arte? Existe algum novo projeto ou exposição que você gostaria de realizar?
Marcia Shiono: Agora eu estou no foco de fazer virar a minha renda, sempre foi muito sobre confortar as pessoas e ainda quero fazer isso. Mas pra que eu possa produzir mais e melhor, conseguir viver disso seria a grande realização da minha vida.

01 11 2025 Marcia Shiono Magazine 12

Agradecimentos:
Agradeço a Deus, que é a base de tudo em que acredito e que me mantém de pé até hoje. À minha família que acredita e torce por mim e por todos que se alegram com cada conquista minha! Deus abençoe muito.

Contatos com Márcia Shiono
Facebook: Marcia Shiono
Instagram: Marcia Shiono Art

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

+ lidas agora

>>

Unigran Japan 2026

Vamos Comentar?

logo