
Dados do governo japonês revelam um aumento na escassez de mecânicos automotivos (imagem ilustrativa/PM)
A proporção de vagas de emprego para candidatos a mecânicos e técnicos automotivos no Japão ultrapassou 5 no ano fiscal de 2024, muito superior ao índice geral de 1,14, à medida que a taxa de natalidade do país continua a cair.
A proporção aumentou em 0,10 ponto, para 5,09, em comparação com o ano anterior, mostraram dados recentes do governo. Isso significa que havia 509 vagas de emprego para cada 100 candidatos.
A escassez de mão de obra na indústria levantou preocupações sobre seu potencial impacto adverso na segurança automotiva, com o ambiente de trabalho difícil e os baixos salários também sendo considerados fatores contribuintes.
Artigos relacionados
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a proporção tem aumentado desde que atingiu 4,50 no ano fiscal de 2020, quando começou a registrar os dados.
O número de empresas de serviços automotivos que fecharam, foram desativadas ou faliram subiu para um recorde de 455 no ano fiscal de 2024 devido a uma crônica escassez de mão de obra, com algumas empresas forçadas a atrasar entregas ou limitar o número de unidades em pedido, de acordo com a Teikoku Databank Ltd.
Medidas das empresas para combater a escassez
Para combater a escassez , a concessionária NTP Nagoia Toyopet implementou um sistema que paga até ¥100 mil a funcionários que apresentam com sucesso colegas que são recrutados. A empresa empregou nove técnicos desde que a prática foi estabelecida no ano fiscal de 2022.
Enquanto isso, a Nal Net Communications, que realiza a terceirização de manutenção para veículos corporativos alugados, está apoiando os esforços de digitalização em suas oficinas parceiras para ajudá-las a operar eficientemente com menos pessoal.
Os dados surgem depois que algumas concessionárias Toyota, em 2021, foram flagradas realizando inspeções veiculares fraudulentas devido à falta de pessoal, com a gigante automotiva prometendo reduzir a carga de trabalho.
Mas o número de pessoas que solicitaram uma licença como mecânico caiu para um recorde de 35.504 no ano fiscal de 2024, uma queda de 51,1% desde seu pico no ano fiscal de 2004, de acordo com a Associação Japonesa de Promoção de Serviços Automotivos.
Fonte: JT







