
Equipe de resgate (Al Jazeera)
O forte terremoto de magnitude 6,3 que abalou a região norte do Afeganistão na madrugada de segunda-feira (horário local), perto da cidade de Mazar-i-Sharif, resultou em pelo menos 20 mortos e 320 feridos, conforme o balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Saúde Pública do país na terça-feira (4).
O porta-voz da pasta, Sharafat Zaman, confirmou o número de vítimas, que pode aumentar à medida que as buscas e avaliações de danos continuam nas províncias mais afetadas, como Balkh e Samangan.
Segundo Yousaf Hammad, porta-voz da agência de gestão de catástrofes do Afeganistão, a maioria dos feridos sofreu lesões leves e foi liberada após os primeiros tratamentos.
Artigos relacionados
O tremor foi sentido em diversas partes do país, incluindo a capital, Cabul.
Equipes de socorro e emergência do Ministério da Defesa em Cabul já foram enviadas às áreas atingidas para iniciar os trabalhos de auxílio.
Terremoto impacta Mesquita Azul

Mesquita Azul (Wikimedia)
O terremoto causou danos em estruturas importantes, como a histórica Mesquita Azul de Mazar-i-Sharif, um dos marcos religiosos mais venerados do Afeganistão. Imagens divulgadas nas redes sociais e reportagens locais mostram a queda de parte de um minarete e de alguns tijolos das paredes.
As autoridades, no entanto, informaram que a estrutura principal da mesquita, que tem séculos de existência, permaneceu intacta.
Na capital da província de Balkh, Mazar-i-Sharif, muitos dos 523 mil habitantes correram para as ruas durante a noite, temendo o desabamento de suas casas, que, especialmente nas áreas rurais, são frequentemente construídas com materiais como tijolos de barro e madeira, e carecem de estruturas resistentes a sismos.
Crise humanitária agravada

Casa destruída (Al Jazeera)
O Afeganistão é frequentemente abalado por sismos devastadores, e este novo desastre ocorre em um momento delicado, quando a ajuda externa ao país diminui sob o governo do Talibã, que retomou o poder em 2021.
O episódio se soma a uma série de terremotos mortais no país. Há apenas dois meses, um sismo de magnitude 6,0 atingiu a região leste do Afeganistão, matando mais de 2 mil pessoas perto da fronteira com o Paquistão.
Em outubro de 2023, um sismo de magnitude 6,3 com fortes réplicas matou pelo menos 4 mil pessoas, segundo a administração talibã.
Fontes: Tokyo TV, Al Jazeera e EuroNews







