Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Especialistas japoneses alertam sobre rápida disseminação de traças

| Sociedade

Especialistas japoneses alertam para a rápida disseminação da traça ‘ghost silverfish’, que se alimenta de papel e ameaça documentos antigos. Praga já foi detectada em 19 províncias.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
traca 4 nov 2025 destaque

Uma espécie invasora de traça, conhecida como ‘ghost silverfish’, se espalha rapidamente no Japão (imagem ilustrativa/PM)

Especialistas japoneses estão alertando sobre a rápida disseminação de uma espécie estrangeira de traça que se alimenta de papel e causa danos a documentos antigos.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A Ctenolepisma calvum, também conhecida como “ghost silverfish”, tem cerca de 1cm de comprimento e é nativa da Europa e da América Central.

É conhecida como uma das pragas que se alimenta de papel e pode causar problemas sérios em museus, bibliotecas e arquivos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A ghost silverfish foi descoberta pela primeira vez no Japão em 2022, quando cinco províncias relataram sua existência.

Uma pesquisa de um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa de Propriedades Culturais de Tóquio mostra que a espécie se espalhou para 19 províncias, incluindo Hokkaido e as da região de Kyushu, até o final de setembro deste ano.

Os pesquisadores afirmam que essa traça expandiu seu habitat através da movimentação de documentos e materiais entre instituições.

Os pesquisadores descobriram que as fêmeas podem se reproduzir sem machos. Eles estão alertando que mesmo um único ovo é suficiente para permitir que a espécie prolifere.

O instituto planeja lançar um site dedicado à ghost silverfish nesta terça-feira (4). Também planeja enviar, gratuitamente, armadilhas adesivas e iscas contendo repelente para as instalações onde a praga foi encontrada.

Yoshinori Sato, um alto funcionário do instituto, disse que a espécie se espalhou mais rápido do que o esperado devido ao seu forte poder reprodutivo. Ele alertou que ela pode se propagar por todo o Japão e causar danos às propriedades culturais.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo