
Primeira-ministra (FNN)
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, anunciou na terça-feira (4) a criação de novos comitês para promover suas políticas prioritárias. Durante a reunião de ministros responsáveis por políticas de imigração, Takaichi enfatizou o compromisso do governo em lidar “com firmeza com os atos ilegais de alguns estrangeiros“.
“É verdade que as atividades ilegais e as violações das regras por alguns estrangeiros criaram situações em que o público se sente ansioso e injustiçado. Embora estabeleçamos uma linha divisória contra a xenofobia, o governo responderá com firmeza a esse comportamento”, pontuou Takaichi.
Ela estabeleceu um comitê para servir como a nova central de comando nas políticas de imigração, com o objetivo de criar uma sociedade de convivência ordenada.
Artigos relacionados
Ela estabeleceu um novo Conselho de Ministros Relevantes, que servirá como centro de controle para a política de residência estrangeira. Ela os instruiu a considerar medidas para alcançar uma sociedade ordenada e harmoniosa com os estrangeiros, incluindo a simplificação de vários sistemas, como os de status (vistos) de residência, e a revisão das regras sobre aquisição de terras por estrangeiros.
Takaichi os instruiu a prosseguir com a revisão com senso de urgência para que os conceitos básicos e a direção das iniciativas possam ser anunciados até janeiro do próximo ano.
Takaichi enfatiza o crescimento econômico do Japão
Além disso, foi lançado o “Quartel-General da Estratégia de Crescimento do Japão” para tratar da política econômica.
Com Takaichi insistindo que “o investimento em gestão de crises é a chave para nossa estratégia de crescimento”, a sede do governo definiu e está atualmente discutindo 17 áreas estratégicas, incluindo construção naval e indústria de defesa, bem como medidas para promover investimentos em áreas como inteligência artificial (IA) e semicondutores.
Dentro dessas áreas, a primeira-ministra nomeou um ministro responsável por cada uma das áreas e os instruiu a formular um “roteiro de investimento público-privado” que defina o conteúdo do investimento, os valores-alvo e o cronograma, e indicou sua intenção de compilar uma nova estratégia de crescimento até o verão do próximo ano.
Fontes: FNN e JNN







