
Província japonesa usa tecnologia para combater ursos (imagem ilustrativa/PM)
O governo da província de Gifu anunciou, na terça-feira (4), que começará a utilizar drones que emitem o som de latidos, bem como os de fogos de artifício, em uma tentativa de afastar ursos de áreas residenciais.
Os drones serão implantados ainda este mês em Takayama, na vila de Shirakawa e em outras áreas da província, onde pessoas foram recentemente atacadas por ursos.
Em Shirakawa, um turista espanhol foi atacado por um filhote de urso no início do mês passado, sofrendo um ferimento leve.
Artigos relacionados
O governador de Gifu, Yoshihide Esaki, afirmou em uma coletiva de imprensa que o governo da província pretende implementar medidas proativas para lidar com avistamentos e ataques de ursos, para que os moradores possam se sentir seguros.
O governo da província informou que irá coordenar com grupos de caçadores locais para decidir o número de drones e quais rotas eles devem seguir.
Foram registrados 836 avistamentos de ursos e quatro casos de ferimentos em Gifu de abril a outubro, superando os 674 avistamentos e três ferimentos de abril de 2024 a março de 2025.
Fonte: JT







