
Ataques de urso em alta no Japão levam ao cancelamento de eventos escolares, incluindo maratonas e caminhadas (imagem ilustrativa/PM)
Em meio a uma recente onda de ataques de ursos a pessoas, uma variedade de eventos ao ar livre, incluindo maratonas escolares, foram cancelados em todo o Japão desde outubro devido a relatos de avistamentos do animal nas proximidades.
A Escola Secundária Sendai Daiichi, na cidade de Sendai (Miyagi), cancelou um evento de caminhada no qual cerca de 950 estudantes atuais e ex-alunos deveriam percorrer aproximadamente 35Km.
O vice-diretor Yasuaki Sobu, de 55 anos, lamentou o cancelamento da atividade tradicional, que continuou sem interrupções mesmo durante a pandemia de covid-19 e que marcaria o 60º aniversário este ano.
Artigos relacionados
“Foi uma difícil decisão porque estudantes e pais estavam ansiosos por isso”, disse Sobu. “Se a situação permanecer a mesma no próximo ano, teremos que cancelar”, disse ele, parecendo preocupado.
Na cidade de Numata (Gunma), quatro escolas primárias cancelaram maratonas e suas atividades fora do campus e outras também foram canceladas ou alteradas.
Os ataques de ursos no Japão têm se tornado um problema sério e crescente nos últimos anos, com um aumento significativo no número de incidentes, feridos e mortes, especialmente entre o outono e o início do inverno.
Províncias como Akita, Iwate, Gifu e Miyagi, no norte do país e regiões montanhosas, estão entre as mais afetadas.
Fonte: NP







