
Em telefonema, Takaichi garantiu a Zelensky que o Japão seguirá auxiliando a Ucrânia na busca por uma paz duradoura, impactada pela invasão russa (Wikimedia Commons)
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, expressou prontidão para continuar implementando o apoio à recuperação e reconstrução da Ucrânia.
A promessa ocorreu durante suas primeiras conversas telefônicas com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (5), desde que assumiu o cargo de primeira-ministra no mês passado.
As conversas duraram cerca de meia hora. Takaichi enfatizou que a postura do Japão, de que está ao lado da Ucrânia, permanece inalterada.
Artigos relacionados
Ela disse que, tendo em mente que as consequências da invasão da Rússia impactam a ordem internacional, o Japão continuará a apoiar fortemente os esforços da Ucrânia para alcançar uma paz justa e duradoura no país o mais rápido possível.
Enquanto isso, Zelensky anunciou na quarta-feira, nas redes sociais, que realizou conversas telefônicas com Takaichi.
Ele escreveu que parabenizou a primeira-ministra por sua posse e disse que a Ucrânia está grata ao Japão por sua “assistência inabalável e postura de princípios” desde o início da invasão russa.
Ele continuou dizendo que a Ucrânia valoriza profundamente a prontidão do Japão em ajudar no setor de energia com equipamentos necessários, o que, segundo ele, ajudará suas cidades e comunidades neste inverno.
Ele também disse que convidou Takaichi para visitar a Ucrânia.
Fonte: NHK







