Água turva nas torneiras em uma cidade de Mie dificulta o cotidiano
Uma parte dos moradores dessa cidade enfrentam esse grave problema de água turva saindo pelas torneiras, desde o começo do mês. Isso afeta também as escolas.

Banheira com água suja (telespectador da Nagoya TV)
Desde 1º deste mês cerca de 2,7 mil residências enfrentam o grave problema da água turva, de cor marrom, em parte da cidade de Kameyama (Mie).
A situação afeta aproximadamente 10% da população da cidade, segundo informações das autoridades locais. Imagens da água turva, imprópria para consumo, foram enviadas à Nagoya TV na quarta-feira (5).
A administração da cidade está oferecendo suporte, estabelecendo quatro pontos de distribuição de água para atender os residentes afetados. Os cidadãos relataram a presença de turbidez na água desde o início do mês. Em resposta, os responsáveis continuam a investigar, com a suspeita de ferrugem nos canos como causa provável.
Artigos relacionados
Para amenizar o impacto, a cidade disponibilizou, até 10 deste mês, as instalações do Centro de Saúde e Bem-Estar para banho gratuito aos moradores. Também disponibiliza locais para que os residentes afetados possam ir buscar água potável. Afinal, parte da população não pode cozinhar, lavar louças e roupas ou tomar banho.
Entretanto, a crise reflete não só no cotidiano, chegando até as escolas. Na escola primária Kameyama Minami, a preparação das refeições foi interrompida devido à qualidade da água na cozinha. De acordo com o diretor, observou-se a água turva na terça-feira (4). Desde então, as refeições passaram a ser substituídas por curry enlatado por três dias.
A partir de sexta-feira (7) a merenda escolar será preparada em outro centro.
Nas escolas, foram tomadas medidas para garantir a segurança dos alunos, orientando a não ingestão da água da torneira.
A capacidade operacional da tubulação está sendo revisada, enquanto as diretrizes de segurança indicam que água com coloração avermelhada deve ser evitada para consumo e tarefas domésticas.
As operações para reverter a situação já estão em andamento, com a substituição da água turva por limpa. “Esperamos restaurar a qualidade da água o mais breve possível”, afirmou Nao Takazawa, responsável pelo departamento de abastecimento da cidade.

Água com cor de ferrugem (telespectador da Nagoya TV)
Fonte: Nagoya TV







