
Imagem aérea da destruição (reprodução)
Imagens aéreas da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, mostram bairros inteiros destruídos pelo tornado que passou pela região Centro-Sul do estado na noite de sexta-feira (7), horário de Brasília.
Dados da Defesa Civil apontam que 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreram danos severos na infraestrutura, seis pessoas morreram, duas estão desaparecidas e pelo menos 750 pessoas estão feridas. A cidade foi completamente destruída, disse o prefeito.
A severidade desse tornado foi classificada como extremamente severa, pois tombou veículos, arrastou um silos, o telhado de um posto de gasolina desabou, um armazém com estrutura metálica foi desolado e tombado, paredes das casas destroçadas e vidros estilhaçados por toda parte.
Artigos relacionados
A tempestade foi classificada como tornado de categoria F3 com ventos que chegaram a até 250 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Essa categoria é equivalente a um tufão extremamente forte no Japão, com ventos de até 69 m/s.
Calamidade pública

Cidade destruída (reprodução)
Na manhã de sábado (8), horário local, o governador do estado, Ratinho Junior, decretou calamidade pública na cidade destruída, com cerca de 14 mil habitantes. É a resposta administrativa nos casos em que o impacto do desastre é tão grave que a capacidade de resposta da administração pública fica severamente comprometida, exigindo medidas mais amplas e urgentes. O decreto de calamidade pública permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal.
“Em Rio Bonito do Iguaçu, praticamente, as pessoas hoje não têm onde dormir mais. Nós já estamos preparando desde ontem à noite alojamentos”, disse.
De acordo com Ratinho Junior, o Simepar ainda estuda o grau de força do fenômeno que atingiu Rio Bonito destruindo grande parte da cidade.
“Nos últimos 30, 40 anos não tinha se visto um tornado com essa força. Difícil realmente que alguma casa, até mesmo algum prédio comercial, tenha ficado de pé. Nós vimos silos gigantescos indo ao chão, postos de gasolina. Foi uma catástrofe sem precedentes na história do estado do Paraná”, afirmou o governador.
Equipes do governo federal foram enviadas ao local para auxiliar no apoio às vítimas e estudar a reconstrução das áreas atingidas. Houve colapsos estruturais, danos à malha viária e às redes elétricas e de telefonia, o que deixou quase toda a população sem energia e sem comunicação, pois as torres foram derrubadas pelos ventos.
O hospital de Laranjeiras do Sul, próximo à Rio Bonito do Iguaçu, ficou lotado e atendeu mais de 200 pessoas. As vítimas foram encaminhadas para outras cidades, como Cascavel.
Outras cidades que sofreram danos causados pelo tornado
No estado do Paraná outras cidades foram afetadas pela passagem do tornado, como Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Três Barras, Guarapuava, Guaraniaçu e Foz do Iguaçu.
No oeste do estado de Santa Catarina três cidades – Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes – tiveram danos em residências, queda de árvores e destelhamentos causados pelo tornado. Em Xanxerê, os ventos de até 80 km/h derrubaram um ônibus e deixou 125 casas destelhadas, além da chuva e queda de granizo que pioraram a situação.
Assista aos vídeos divulgados nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
@agoralondrina 🔴 URGENTE | Tornado destrói cidade no Paraná. Equipes de emergência trabalham nos escombros de casas e prédios em Rio Bonito do Iguaçu. 🌪️ A cidade foi atingida por um tornado destrutivo, com ventos possivelmente acima de 250 km/h. Os danos observados incluem: ✅ Destruição total de estruturas não reforçadas ✅ Veículos arremessados a dezenas de metros ✅ Setores urbanos varridos completamente ✅ Alto grau de comprometimento da infraestrutura De acordo com o prefeito, as vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, num mutirão de médicos de diferentes localidades da região. — Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros — Sezar Augusto Bovino. O prefeito também afirmou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com ele se colando à disposição para ajudar na cidade. #londrina #parana #tornado #riobonitodoiguaçu #vendaval
Fontes: Agência Brasil e CNN







