
Foto: Philstar
Mais de um milhão de pessoas foram evacuadas preventivamente devido à possível devastação causada pelo supertufão Uwan (nome internacional Fung-wong), com 950 hPa, informou ontem o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres (NDRRMC).
O Conselho informou que 1.179.086 pessoas foram evacuadas preventivamente, residentes em Ilocos, Vale de Cagayan, Região Administrativa de Cordillera, Luzon Central, Calabarzon, Mimaropa, Bicol, Visayas Ocidental, Visayas Central e Visayas Oriental devido ao 26º tufão, até as 13h de domingo (9).
Uma morte por afogamento foi relatada pela Defesa Civil no sábado (8), devido aos alagamentos e inundações por causa da chuva pesada.
Artigos relacionados
O supertufão, com ventos máximos de 185 quilômetros por hora e rajadas de até 230 km/h, deixou rastros de destruição desde sábado. Muitos locais tiveram queda de energia elétrica.
Devido ao potencial impacto do supertufão Fung-wong, as Forças Armadas das Filipinas reforçaram a capacidade de resposta a desastres do Comando Norte de Luzon por meio do envio de equipes e recursos adicionais do Exército, da Marinha e da Força Aérea filipina.

Um trecho do quebra-mar na cidade de Catbalogan, Samar, foi danificado após a passagem do tufão 26 (Foto cedida por Master Inchek via Inquirer)
O tufão Hagibis, 25º do ano, assolou as Filipinas na quarta-feira (5), causando grandes danos, principalmente na ilha turística de Cebu, e deixando mais de 200 mortos.
Supertufão faz curva radical e ameaça Okinawa
O Fung-wong, atualmente com 970 hPa, está deixando as Filipinas às 3h de segunda-feira (9), fazendo uma curva em direção a Taiwan, com risco de ser assolada por uma categoria superior, classificada como extremamente forte.
Depois, mesmo que a província de Okinawa esteja ainda distante do supertufão, como o gradiente de pressão entre esse fenômeno e o sistema de alta pressão está aumentando, espera-se que os ventos se intensifiquem gradualmente.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) alerta a população local para que tome cuidado com os fortes ventos e as ondas altas acompanhadas de ressaca.

Possível curso (AMJ)
Fontes: Philstar, NTV, NHK, AMJ e Inquirer







