
Olympus: novo CEO enfrenta desafios e anuncia plano de recuperação (imagem ilustrativa/PM)
O novo CEO da Olympus, Bob White, está reestruturando a fabricante de dispositivos médicos com sede em Tóquio, após um período difícil que incluiu a destituição de seu antecessor em um escândalo de medicamentos.
Cinco meses após assumir o cargo, White revelou um plano para cortar cerca de 2 mil empregos — aproximadamente 7% de sua força de trabalho global — e uma reformulação da estrutura regional da empresa para otimizar as operações e impulsionar a produtividade.
A Olympus também está revisando sua cadeia de suprimentos, com o objetivo de reduzir custos em ¥24 bilhões (US$ 157 milhões).
Artigos relacionados
White disse em uma entrevista que a Olympus tinha duplicações “em todos os lugares” — de finanças e controle de qualidade a marketing e recursos humanos — devido à sua configuração regional.
“Não havíamos globalizado nossas funções essenciais”, disse ele. “Tínhamos muitas pessoas fazendo um trabalho realmente bom, mas elas estavam fazendo um trabalho fragmentado“.
White assumiu a Olympus em meio a turbulências após a saída repentina do ex-CEO Stefan Kaufmann no ano passado, enquanto a empresa também enfrenta advertências de reguladores dos EUA sobre o controle de qualidade de seus produtos.
Cerca de 70% dos fornecedores da empresa estão sediados no Japão, embora a maioria de suas vendas venha dos Estados Unidos e da Europa. White disse que a Olympus buscará as melhores opções em termos de localização, resiliência e custo.
Fonte: JT







