
Hiroshima elege Mika Yokota, a primeira mulher no governo (imagem ilustrativa/PM)
Mika Yokota, ex-vice-governadora da prefeitura de Hiroshima, fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o governo da província, após vencer a eleição no domingo (9).
Yokota, de 54 anos, concorreu à eleição como candidata independente, recebendo o apoio do Partido Liberal Democrata (PLD), do Partido Democrático Constitucional do Japão, do Partido Democrático para o Povo e do Komeito.
Ela derrotou suas duas adversárias, incluindo Mayumi Inohara, uma oficial de 64 anos da filial de Hiroshima da Associação de Mulheres do Novo Japão, que era apoiada pelo Partido Comunista Japonês.
Artigos relacionados
Durante a campanha, Yokota prometeu dar continuidade à postura política do governador cessante, Hidehiko Yuzaki, de 60 anos, que está deixando o cargo após cumprir quatro mandatos de quatro anos cada.
Ela conquistou o apoio dos eleitores ao destacar suas políticas para construir comunidades atraentes para jovens e mulheres, e para fortalecer a produção agrícola, florestal e pesqueira.
A participação dos eleitores foi de 30,09% , uma queda em relação aos 34,67% registrados na eleição governamental anterior.
Fonte: JT







