
Ordem de emergência autoriza abate de ursos no norte do Japão (ilustrativa/banco de imagens)
Três ursos foram abatidos na província de Yamagata, no norte do Japão, depois que o governo local autorizou o uso de rifles de caça sob uma ordem de emergência.
Os abates ocorreram depois que os ursos foram avistados na manhã de segunda-feira (10) perto de um santuário xintoísta na cidade de Sakata (Yamagata). Não há relatos de pessoas feridas.
A província e a polícia informaram que, por volta das 7h, um morador relatou que dois ursos estavam subindo em um caquizeiro perto do santuário, na área de Yoneshima, da cidade.
Artigos relacionados
Funcionários da província e policiais encontraram três ursos no local. Todos os animais foram mortos a tiros depois das 9h30, sob a ordem de emergência.
Separadamente, na segunda-feira, um urso foi avistado nos arredores de uma residência na cidade de Tonami (Toyama). A província autorizou o uso de um rifle de caça de emergência e o animal foi morto a tiros.
A polícia recebeu um relatório depois das 6h de que um urso havia sido visto na área de Shogawa Machi, da cidade. Funcionários locais e membros de um grupo de caça confirmaram que um urso estava em um galpão de armazenamento.
Restrições de tráfego foram implementadas e os moradores foram orientados a evacuar. O prefeito autorizou o abate sob a ordem de emergência depois das 8h.
Um membro do grupo de caça atirou no urso através de uma janela do galpão de armazenamento e o matou. Havia quatro membros da família na casa no momento. Todos haviam evacuado para o segundo andar e, segundo informações, estavam ilesos.
Um homem, de 70 anos, disse que ficou muito surpreso, pois nunca pensou que um urso apareceria nos arredores de sua própria casa.
Pegadas de urso e manchas de sangue foram deixadas no local, mas não houve grandes danos.
Fonte: NHK







