
Urso leva cão de dona idosa em Akita (ilustrativa/banco de imagens)
Um cão de estimação foi levado por um urso em Akita (província homônima) na terça-feira (11).
Uma mulher, na faixa dos 70 anos, proprietária do cão Shiba Inu, testemunhou o incidente em sua propriedade e chamou a polícia.
De acordo com a polícia, ao ouvir seu cão latir por volta das 11h15, a mulher olhou para fora de sua casa e viu um urso de 1,2m de comprimento arrastando a casinha do cachorro.
Artigos relacionados
Mais tarde, ela encontrou a estrutura abandonada na floresta próxima, mas o cão havia desaparecido.
Este incidente ocorre em meio a uma série de ataques recentes de ursos na região Tohoku, no norte do Japão. Os ursos, predominantemente o urso-negro asiático, estão cada vez mais se aventurando em áreas povoadas.
Avistamentos têm ocorrido perto de escolas, estações de trem, supermercados, resorts de águas termais e dentro de parques urbanos, apagando a fronteira tradicional entre os habitats humanos e desses animais.
A situação se tornou tão crítica que o governador da província de Akita solicitou assistência da Força Terrestre de Autodefesa do Japão (GSDF).
Soldados foram mobilizados para ajudar a montar e transportar armadilhas de caixa, apoiar caçadores locais e descartar carcaças de ursos, embora não estejam autorizados a usar armas de fogo para abater os animais.
Fonte: JN







