
Acidente com ônibus autônomo em Tóquio foi causado por erro de posicionamento e falha no sistema de segurança (imagem ilustrativa/PM)
Um ônibus autônomo colidiu com uma árvore à beira da estrada, no subúrbio de Hachioji (Tóquio), em agosto, devido a uma leitura incorreta de sua posição momentos antes do acidente, revelaram as autoridades no dia 10 de novembro.
O ônibus atingiu a árvore por volta das 11h30, no dia 29 de agosto, durante uma demonstração experimental na Rota Nacional 20, na área de Takao, causando ferimentos leves em três das 15 pessoas a bordo.
De acordo com o Departamento Metropolitano de Desenvolvimento Urbano de Tóquio, o erro de posicionamento resultou de uma falha de design, e o sistema do ônibus para desabilitar mudanças repentinas de direção também estava inativo.
Artigos relacionados
Segundo o departamento, veículos autônomos manobram usando informações de posicionamento baseadas em coordenadas e direção do veículo, que são lidas a cada 0,1 segundo.
No entanto, o veículo colidiu com a árvore no lado esquerdo da estrada depois de ler erroneamente dados de 22 segundos antes, fazendo-o virar repentinamente para retornar àquela posição.
O sistema de bordo para desabilitar viradas bruscas não é ativado a menos que o veículo esteja viajando a cerca de 30Km/h ou mais rápido, e o ônibus estava se movendo entre 20 a 25 quilômetros por hora no momento do acidente.
Embora os pneus estivessem virados cerca de 25 graus para a esquerda, as instruções do percurso não levaram isso em consideração, levando o ônibus a atingir a árvore. Não havia um sistema independente de prevenção de colisões.
Fonte: MN







