
Premiê do Japão detalha pacote de medidas para conter ataques de ursos, incluindo orçamento extra (imagem ilustrativa/PM)
A primeira-ministra Sanae Takaichi afirmou, nesta quarta-feira (12), que um orçamento suplementar proposto incluirá gastos para ajudar os governos locais a lidar com os ataques de ursos.
“Compilaremos um pacote de medidas em breve e as implementaremos usando um orçamento suplementar”, disse Takaichi em uma reunião do Comitê Orçamentário da Câmara dos Conselheiros, referindo-se aos esforços de seu governo para lidar com um aumento nos ataques de ursos.
“Expandiremos o apoio” aos governos locais, incluindo a prestação de assistência financeira para cobrir as taxas de caça e captura de ursos, disse ela.
Artigos relacionados
O governo pretende promulgar um orçamento extra durante a atual sessão parlamentar, que está programada para terminar em 17 de dezembro.
A longo prazo, o governo visa fortalecer o monitoramento das populações de ursos e estabelecer santuários para os animais, a fim de mantê-los afastados das pessoas. Ele também planeja fornecer subsídios aos municípios para ajudá-los a financiar as medidas.
Fonte: NP, NHK







