
Pequim desaconselha viagens de cidadãos chineses ao Japão, alegando riscos à segurança após declarações da primeira-ministra japonesa sobre Taiwan (ilustrativa/banco de imagens)
As autoridades em Pequim estão pedindo aos cidadãos chineses que se abstenham de visitar o Japão por enquanto, afirmando que a medida é uma resposta a comentários sobre Taiwan feitos pela primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi.
O Ministério das Relações Exteriores da China divulgou um comunicado na noite de sexta-feira (14).
O comunicado acusa Takaichi de fazer declarações “‘provocativas” sobre Taiwan e de impactar negativamente a atmosfera de intercâmbios mútuos.
Artigos relacionados
O comunicado também afirma que as vidas e a segurança física dos cidadãos chineses no Japão estão agora em risco, e pede a eles que estejam totalmente atentos à situação de segurança local.
Sanae Takaichi disse à Dieta, no início deste mês, que uma emergência militar em Taiwan poderia ser considerada uma situação que ameaçaria a sobrevivência do Japão.
Há agora preocupações crescentes sobre o turismo da China para o Japão e sobre os programas de intercâmbio entre os dois países.
A Organização Nacional de Turismo do Japão afirma que 7,48 milhões de viajantes da China vieram ao arquipélago entre janeiro e setembro deste ano. Este número é o mais alto de qualquer país ou região.
Fonte: NHK







