
Sakurajima: erupção vulcânica atinge 4,4Km de altura (YouTube/TBS)
O vulcão Sakurajima (Kagoshima), no sudoeste do Japão, entrou em erupção na madrugada de domingo (16), enviando uma pluma de cinzas e fumaça a até 4,4Km na atmosfera, informou a agência meteorológica.
A erupção continuou após o evento inicial, levando a agência a emitir uma previsão de queda de cinzas para partes das províncias de Kagoshima, Kumamoto e Miyazaki. Nenhum ferimento ou dano a edifícios foi relatado.
Uma erupção explosiva por volta da 00h57 de domingo, em uma cratera, a Minamidake, enviou uma pluma subindo acima de 4Km pela primeira vez desde o dia 18 de outubro do ano passado, de acordo com o observatório meteorológico local.
Artigos relacionados
Na mais recente série de erupções, grandes rochas vulcânicas foram lançadas até a quinta estação, mas nenhum fluxo piroclástico foi detectado. O nível de alerta permanece em três, em uma escala de cinco, o que restringe o acesso à montanha.
Sakurajima, um dos vulcões mais ativos do Japão, está ligado à Península de Osumi, em Kyushu, a principal ilha do sudoeste do país. Já foi uma ilha, mas um fluxo de lava em 1914 criou uma ponte terrestre para a península.







