
Imagem da Fossa de Nankai ou Nankai Trough (Wikimedia)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou que começará a utilizar os dados de observação de tsunamis da “Rede Costeira de Observação de Terremotos e Tsunamis no Fundo do Oceano da Fossa de Nankai (N-net)”, que o Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres (NIED) estabeleceu desde a costa da província de Kochi até o Mar de Hyuga-Nada, epicentro do temido megaterremoto, a partir de 20 deste mês.
Isso permitirá a detecção dessas temidas ondas com até aproximadamente 10 minutos de antecedência e resultará na emissão de informações de forma mais rápida e precisa.
Com o objetivo de mitigar danos em caso do temido megaterremoto Nankai Trough e promover a ciência e a tecnologia de prevenção de desastres, o NIED estabeleceu a N-net, equipada com sismógrafos e medidores de pressão da água no fundo do mar na parte oeste do epicentro esperado do terremoto, da costa da província de Kochi até o Mar de Hyuga Nada (a leste de Kyushu), onde nenhuma rede de observação havia sido estabelecida.
Artigos relacionados
A N-Net é composta por um sistema offshore que vem sendo utilizado desde 21 de novembro de 2024 e por um um sistema costeiro concluído em junho de 2025. Tudo isso é usado em cooperação com a AMJ para que possa emitir os alertas.
Aumento de pontos de observação de tsunami
Após a confirmação da qualidade dos dados de observação de tsunamis do Sistema Costeiro N-net, os preparativos estão agora concluídos e o sistema começará a operar para informações sobre tsunamis e outros fins a partir do meio-dia de 20 deste mês. Isso permitirá que a detecção de tsunamis seja acelerada em até aproximadamente 10 minutos.
Além disso, o número de pontos de observação de tsunamis em alto-mar que liberam valores de observação desse fenômeno, aumentará de 250 para 268.
Ao aplicar os sistemas da N-net às informações sobre esse fenômeno, em geral após um forte terremoto, a detecção poderá ser acelerada em até aproximadamente 20 minutos, o que será de grande ajuda para salvar vidas.
Fonte: Nishi Nippon







