
Autoridades sul-coreanas informaram o Japão sobre o cancelamento de um exercício marítimo planejado (imagem ilustrativa/PM)
Fontes dos governos japonês e sul-coreano informaram à NHK que Seul notificou Tóquio sobre sua intenção de cancelar um exercício marítimo conjunto programado para este mês.
Os dois países estavam planejando um exercício de busca e resgate envolvendo a Força Marítima de Autodefesa do Japão e a Marinha sul-coreana.
No entanto, as fontes afirmam que o lado sul-coreano informou ao Japão este mês que cancelaria o exercício. O motivo não está claro.
Artigos relacionados
Incidentes aéreos e reabastecimento
Antes do cancelamento, as autoridades de defesa dos dois países planejaram que o Japão apoiasse o reabastecimento de aeronaves da força aérea sul-coreana em sua Base Aérea de Naha (Okinawa), no início de novembro.
Mas o plano foi cancelado depois que as aeronaves foram encontradas voando perto das Ilhas Takeshima. A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica.
Mais tarde, os militares sul-coreanos informaram ao lado japonês que também cancelariam o envio de uma banda militar para um evento organizado pelo Ministério da Defesa do Japão como parte de intercâmbios bilaterais.
Preocupações com relação bilaterais
Fontes estão expressando preocupação de que esses desenvolvimentos possam azedar as relações bilaterais.
Os dois governos planejam manter as comunicações entre suas autoridades de defesa.







