
China suspende pacotes turísticos para o Japão após alerta sobre Taiwan (ônibus de viagem perto de montanha em Nagano- ilustrativa/banco de imagens)
Diversas grandes agências de viagens chinesas suspenderam as vendas de pacotes para o Japão, informaram fontes da indústria na segunda-feira (17), após o governo chinês ter pedido na semana passada que seus cidadãos não visitem o país vizinho, em meio a uma crescente disputa diplomática sobre Taiwan.
Alguns hotéis no Japão já começaram a registrar cancelamentos, enquanto o impacto da medida também se espalhou para a indústria do entretenimento, com os lançamentos de filmes japoneses na China sendo adiados.
Deterioração dos laços bilaterais
Turistas chineses representam uma grande parcela dos visitantes estrangeiros no Japão. A recente e acentuada deterioração dos laços bilaterais foi desencadeada pelas recentes declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre a potencial resposta do Japão a uma contingência em Taiwan.
Artigos relacionados
Uma grande agência de viagens estatal com sede em Pequim afirmou ter parado de organizar passeios pessoais e em grupo para o Japão a partir de domingo, citando “a situação atual enfrentada pelos dois países”.
Agências oferecem reembolsos e sites retiram ofertas
A agência também informou que suspendeu os serviços de solicitação de visto e reembolsará os clientes que já haviam comprado pacotes de viagem para o Japão sem custo. Seu site não exibia nenhum item relacionado ao serem pesquisadas palavras-chave como “Japão” e “Tóquio”.
Entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 31,65 milhões de estrangeiros visitaram o Japão, sendo aproximadamente 7,49 milhões deles provenientes da China, um aumento de 42,7% em relação ao ano anterior e o maior número por país ou região.
Em 2024 , cerca de 6,98 milhões de chineses viajaram para o Japão, de acordo com dados do governo japonês.
Cancelamentos em companhias aéreas e alerta chinês
Um dia após o alerta de viagem ser emitido na sexta-feira, grandes companhias aéreas chinesas anunciaram que permitirão aos passageiros cancelar ou alterar voos com destino ao Japão gratuitamente.
Ao emitir o aviso, o Ministério das Relações Exteriores da China declarou que comentários “provocativos” da líder japonesa causaram “uma deterioração severa na atmosfera em torno das trocas interpessoais, representando riscos significativos para a segurança do povo chinês” no Japão.
Fonte: JT







