
Uma falha interna na Cloudflare derrubou diversos sites e aplicativos (imagem ilustrativa/PM)
A Cloudflare restabeleceu totalmente seus serviços após uma interrupção na terça-feira (18) na empresa de infraestrutura web que impediu milhares de usuários de acessar grandes plataformas da internet, incluindo X e ChatGPT.
A empresa informou que a interrupção começou na noite de terça-feira (horário do Japão) e foi causada por um arquivo de configuração gerado automaticamente, projetado para gerenciar potenciais ameaças de segurança.
Causa e impacto financeiro
O arquivo ficou muito grande e travou o sistema de software que lida com o tráfego para vários serviços da Cloudflare, disse a empresa, cuja rede gerencia cerca de um quinto do tráfego da web.
Artigos relacionados
A empresa afirmou que iniciou uma investigação e implementou uma correção, mas alguns clientes ainda podem ser impactados enquanto o serviço se recupera globalmente. Suas ações caíram 2,3% nas negociações da manhã.
Descartada causa maliciosa e função da rede
A Cloudflare declarou que não havia “evidências de que isso tenha sido resultado de um ataque ou causado por atividade maliciosa“.
A empresa opera uma das maiores redes do mundo que ajuda sites e aplicativos a carregar mais rápido e a permanecer online, protegendo-os de picos de tráfego e ciberataques.
Contexto de falhas e plataformas afetadas
No mês passado, uma interrupção no serviço de nuvem da Amazon causou tumulto global, pois milhares de sites e aplicativos populares, incluindo Snapchat e Reddit, ficaram inacessíveis devido à interrupção.
A mais recente interrupção na Cloudflare impediu milhares de usuários de acessar plataformas como Canva, X, Grindr e ChatGPT, levando os usuários a registrar relatórios de interrupção no Downdetector.
O Downdetector rastreia interrupções coletando relatórios de status de diversas fontes. Como os números são baseados em relatórios enviados por usuários, o número real de usuários afetados pode variar.
Fonte: CNA







