
CEO do Google alertou que nenhuma empresa estará imune se o boom de investimentos em inteligência artificial colapsar, citando ‘elementos de irracionalidade’ no mercado (imagem ilustrativa/PM)
O diretor executivo da Alphabet, Sundar Pichai, disse na terça-feira (18) que nenhuma empresa seria poupada se o boom de investimentos em inteligência artificial (IA) colapsar, à medida que as avaliações crescentes e os gastos maciços alimentam as preocupações com uma bolha.
Pichai disse que a atual onda de investimentos em IA era um “momento extraordinário“, mas reconheceu “elementos de irracionalidade” no mercado, ecoando as preocupações com a “exuberância irracional” da era pontocom.
Questionado sobre como o Google lidaria se a bolha estourasse, Pichai disse que a empresa poderia superar a tempestade, mas acrescentou: “Acho que nenhuma empresa estará imune, incluindo nós”.
Artigos relacionados
Preocupações com avaliações e investimentos em IA
As ações da Alphabet subiram cerca de 46% este ano, à medida que os investidores apostam na sua capacidade de competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT, mas os analistas têm questionado cada vez mais se as avaliações de IA são sustentáveis.
Nos Estados Unidos, as altas avaliações começaram a pesar sobre os mercados mais amplos, enquanto os formuladores de políticas britânicos também alertaram sobre os riscos de bolha.
Em setembro, a Alphabet comprometeu 5 bilhões de libras ao longo de dois anos para infraestrutura e pesquisa de IA no Reino Unido, incluindo um novo centro de dados e investimento em seu laboratório DeepMind, sediado em Londres.
Treinamento de modelos no Reino Unido e desafios de energia
Pichai também disse que o Google começaria a treinar modelos na Grã-Bretanha, uma medida que o primeiro-ministro Keir Starmer espera que avance seu objetivo de tornar o Reino Unido a terceira “‘superpotência” de IA do mundo, depois dos Estados Unidos e da China.
Ele alertou, no entanto, sobre os “imensos” requisitos de energia da IA e disse que as metas de emissão líquida zero da Alphabet seriam atrasadas à medida que a empresa expande o poder de computação.
Fonte: CNA







