
Austrália exigirá remoção de menores do Facebook e Instagram (imagem ilustrativa/PM)
Menores de 16 anos na Austrália serão removidos do Facebook e Instagram no dia 4 de dezembro, anunciou a gigante da tecnologia Meta na quinta-feira (20), enquanto Canberra se prepara para aplicar leis abrangentes que proíbem adolescentes de usar mídias sociais.
A partir de 10 de dezembro, a Austrália forçará as plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram e TikTok, a remover usuários menores de 16 anos ou enfrentarão multas pesadas.
Remoção antecipada: 500 mil contas afetadas na Austrália
A Meta afirmou que começaria a remover adolescentes de suas plataformas antes que a proibição entrasse em vigor.
Artigos relacionados
Existem cerca de 350 mil usuários do Instagram com idades entre 13 e 15 anos na Austrália e cerca de 150 mil contas do Facebook, de acordo com dados do governo.
Mensagens de alerta e bloqueio temporário
A Meta começou a avisar os usuários afetados que eles serão bloqueados em breve.
“Em breve, você não poderá mais usar o Facebook e seu perfil não será visível para você ou para outras pessoas”, diz uma mensagem enviada aos usuários afetados.
Retorno aos 16 anos e verificação de idade
“Quando você completar 16 anos, avisaremos que você poderá começar a usar o Facebook novamente”.
Os adolescentes poderão acessar suas contas “exatamente como as deixaram” assim que completarem 16 anos, informou a Meta.
Contas que foram sinalizadas por engano poderiam verificar sua idade usando uma “selfie em vídeo” ou fornecendo um documento de identidade emitido pelo governo.
Fonte: CNA







