
Imagens divulgadas na rede
Um incêndio na área da Blue Zone da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), começou por volta das 14h05 de quinta-feira (20), horário local, forçando a evacuação de milhares de pessoas em pânico, pois o evento está chegando à fase final.
O fogo foi na área chamada Blue Zone, que abriga as salas de reuniões e convenções dos delegados e representantes dos países participantes, mas também onde ficam os jornalistas do mundo todo. Uma grande chama e fumaça causaram pavor, enquanto os bombeiros se mobilizavam para combater as chamas.
Segundo um jornalista da CNN que estava no ambiente, não houve alerta [sonoro] de incêndio e souberam só quando um policial foi avisá-los, em português. Ele ajudou a avisar os colegas estrangeiros, fazendo o papel de intérprete.
Artigos relacionados
As atividades da COP30, que estão na fase final de negociação, foram temporariamente suspensas.
COP30 cheia de problemas
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as primeiras informações indicam que o fogo começou na área do estande da China. Segundo ele, as lonas do pavilhão são antichamas, o que impediu mais propagação do fogo.
“Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã”, destacou Sabino.
Em comunicado oficial, a organização do evento salientou que o incêndio foi controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, diz a organização da COP30. Mas, algumas emissoras divulgaram que 13 pessoas foram socorridas por terem inalado fumaça.
Há uma semana, quando grupos de manifestantes invadiram a mesma área, a ONU alertou as autoridades brasileiras sobre as condições precárias do local de realização da COP30.
Afinal, faltou água nos banheiros, o ar-condicionado não funcionou, faltou alimento e as pessoas tiveram que se satisfazer com sorvetes, um dia de chuva desabou uma parte do telhado inundando o pavilhão, não havia água mineral o suficiente, os alimentos estavam com preços exorbitantes, entre outros problemas. Além disso, a fala do chanceler alemão foi lembrada. Está sendo chamada de COP30 da vergonha.
Fontes: Agência Brasil, CNN e Bloomberg







