
Painel de mercado de câmbio na quinta-feira (NHK)
No mercado de títulos de Tóquio, na quinta-feira (20), o rendimento deles, do governo, de 10 anos recém-emitidos, uma referência para as taxas de juros de longo prazo, subiu brevemente para 1,835% [os preços dos títulos caíram].
De acordo com a Japan Mutual Securities, esse foi o nível mais alto em aproximadamente 17 anos e meio, desde junho de 2008. A preocupação de que as medidas de estímulo econômico implementadas pelo governo de Sanae Takaichi agravassem a situação fiscal do país levou a um aumento nas ordens de venda de títulos do governo.
No mercado cambial, a moeda japonesa desvalorizou ainda mais para a faixa de 157 ienes em relação ao dólar. Embora o índice Nikkei 225 tenha se recuperado pela primeira vez em cinco dias de negociação, a venda de títulos do governo e de ienes continuou sem cessar.
Artigos relacionados
A venda de ienes acelerou pelas vendas de títulos do governo, com uma queda de mais de 2 ienes em relação ao dia anterior.
NVidia impulsiona a bolsa
Na bolsa de Tóquio, surgiram notícias de que as medidas de estímulo econômico do governo, a serem aprovadas pelo Gabinete na sexta-feira (21), seriam significativamente maiores, intensificando ainda mais as preocupações com o agravamento da situação fiscal.
No dia anterior, as expectativas de um novo corte na taxa de juros pelo Federal Reserve (FRB) diminuíram, levando a uma alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, aumentando ainda mais a pressão vendedora sobre os títulos do governo japonês. O preço de fechamento foi de 1,825%, alta de 0,060% em relação ao dia anterior. O rendimento dos títulos do governo de 30 anos, que têm um vencimento mais longo, atingiu brevemente um recorde histórico de 3,390%.
Por outro lado, na Bolsa de Valores de Tóquio, no dia 20, o índice Nikkei chegou a subir mais de 2 mil ienes. O relatório de resultados da gigante americana de semicondutores Nvidia, divulgado pouco antes do início do pregão da manhã, superou as expectativas do mercado, sendo bem recebido, e em determinado momento o índice Nikkei voltou a ultrapassar os 50 mil ienes.
O preço de fechamento na bolsa foi 1.286,24 ienes, superior ao do dia anterior, fechando a 49.823,94 ienes.
Fontes: Mainichi, NHK, NNN e JNN







