
Tensão diplomática: Air China diminui frequências de voos para o Japão (banco de imagens)
Uma grande companhia aérea chinesa anunciou que reduzirá os voos para o Japão a partir do final deste mês, em meio à crescente tensão entre Tóquio e Pequim sobre os comentários da primeira-ministra japonesa a respeito de Taiwan.
A Air China, estatal chinesa, anunciou que os voos entre Osaka e Xangai serão reduzidos para 16 viagens de ida e volta por semana, das atuais 21, a partir do dia 30 de novembro até o final de março do próximo ano.
Cortes de frequência em voos chave
A companhia aérea também informou que os serviços entre Tóquio e Chongqing serão reduzidos para quatro viagens de ida e volta por semana, das atuais sete, a partir de 1º de dezembro até o final de março do próximo ano.
Artigos relacionados
A Air China afirma que as reduções se devem a “razões operacionais”, mas a decisão pode ter sido influenciada pelo aconselhamento do governo chinês para que seus cidadãos se abstenham de viajar para o Japão.
Conselho do governo chinês e cancelamentos em massa
Pequim emitiu o aconselhamento na semana passada, depois que a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, fez seus comentários sobre Taiwan no início deste mês.
As companhias aéreas chinesas estão oferecendo alterações gratuitas em reservas e cancelamentos para voos com destino e origem no Japão. A China Central Television, estatal, informou que houve mais de 540 mil cancelamentos desde o dia 15 de novembro.
Fonte: NHK







