
Foto ilustrativa (PM)
A Agência Nacional de Polícia (NPA) divulgou na reunião do Comitê de Gabinete da Câmara dos Conselheiros, que o índice de crimes cometidos por estrangeiros no ano passado foi 172% maior que o de japoneses.
A comparação considerou o número de prisões e detenções, excluindo os de visitantes de curta duração, como turistas. Essa informação foi uma resposta a Tsutomu Ohtsu, do partido chamado Sanseito.
Ohtsu questionou, afirmando que incluir visitantes de curta duração no denominador impossibilita uma comparação justa.
Artigos relacionados
O Diretor-Geral do Departamento de Assuntos Criminais da NPA, Hironori Shigematsu, forneceu os seguintes números para facilitar a compreensão: dividindo o número de japoneses presos no ano passado (226.038) pela população em 1º de dezembro daquele ano, obtém-se 0,188; e dividindo o número de estrangeiros presos por violações (12.173) pelo número total de residentes estrangeiros no Japão, obtém-se 0,323.
Ele concluiu que “se os japoneses representam 100%, os estrangeiros representam 172%”.
Em seguida, afirmou: “Embora seja difícil comparar esses números diretamente, a polícia lidará com as atividades ilegais de forma rigorosa, com base na lei e nas provas, e cooperará com os órgãos competentes para evitar que residentes estrangeiros se envolvam ou venham a cometer crimes”.
“Em primeiro lugar, a taxa de prisões não significa necessariamente a taxa de crimes. Excluir residentes temporários reduz significativamente o número total de estrangeiros”.
Como os residentes estrangeiros estão, em sua maioria, em plena idade produtiva e têm poucos filhos ou idosos, a taxa de prisões tende a parecer alta.
“A manchete do jornal é propaganda maliciosa que promove a discriminação contra estrangeiros”, escreveu um dos internautas.
Fonte: Sankei







