Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Empresas japonesas usam satélites e IA para encontrar casas abandonadas à venda

| Sociedade

Empresas japonesas usam IA e imagens de satélite para identificar casas abandonadas, visando revenda. Startup utiliza tecnologia espacial para analisar telhados envelhecidos e auxiliar na busca por imóveis desertos.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
casas 24 nov 2025 destaque

Serviço de IA identifica casas abandonadas no Japão através de análise de imagens de satélite (imagem ilustrativa/PM)

Dezenas de empresas japonesas estão lucrando com uma combinação de imagens de satélite e inteligência artificial (IA) para as ajudar a encontrar casas abandonadas que poderiam ser colocadas à venda, enquanto o país envelhecido lida com um aumento de habitações desertas.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Um serviço fornecido pela startup Where Inc utiliza IA treinada em dezenas de milhares de fotos para identificar telhados envelhecidos, com base em características como ferrugem e cores. Casas que provavelmente estão abandonadas são marcadas nas imagens de satélite.

Caso de sucesso: casa por 1 iene

Um dos utilizadores, Kotaro Yasue, encontrou recentemente uma casa de madeira de dois andares e entrou em contato com o proprietário através de um registro imobiliário. Descobriu-se que a casa tinha sido deixada sem atenção por mais de 10 anos, e o proprietário estava sem saber como se desfazer dela.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Yasue, que dirige uma empresa de serviços de aluguel de casas na província de Gifu, concordou em comprar a casa por apenas 1 iene do proprietário.

Facilitando a busca por imóveis

“Antes de começar a usar o serviço, eu tinha que visitar agentes imobiliários locais ou verificar cada local por conta”, disse.

O número de casas abandonadas no Japão tem estado em ascensão, com dados do governo mostrando que havia cerca de 9 milhões em 2023.

Segundo a Where , o serviço de IA tornou-se disponível com a ajuda de tecnologia a ser desenvolvida por uma entidade afiliada à Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial para analisar crateras na lua.

Também pode ajudar a encontrar terrenos que podem ser usados como estacionamentos ou locais de instalação para painéis solares.

Fonte: ST


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo