
Serviço de IA identifica casas abandonadas no Japão através de análise de imagens de satélite (imagem ilustrativa/PM)
Dezenas de empresas japonesas estão lucrando com uma combinação de imagens de satélite e inteligência artificial (IA) para as ajudar a encontrar casas abandonadas que poderiam ser colocadas à venda, enquanto o país envelhecido lida com um aumento de habitações desertas.
Um serviço fornecido pela startup Where Inc utiliza IA treinada em dezenas de milhares de fotos para identificar telhados envelhecidos, com base em características como ferrugem e cores. Casas que provavelmente estão abandonadas são marcadas nas imagens de satélite.
Caso de sucesso: casa por 1 iene
Um dos utilizadores, Kotaro Yasue, encontrou recentemente uma casa de madeira de dois andares e entrou em contato com o proprietário através de um registro imobiliário. Descobriu-se que a casa tinha sido deixada sem atenção por mais de 10 anos, e o proprietário estava sem saber como se desfazer dela.
Artigos relacionados
Yasue, que dirige uma empresa de serviços de aluguel de casas na província de Gifu, concordou em comprar a casa por apenas 1 iene do proprietário.
Facilitando a busca por imóveis
“Antes de começar a usar o serviço, eu tinha que visitar agentes imobiliários locais ou verificar cada local por conta”, disse.
O número de casas abandonadas no Japão tem estado em ascensão, com dados do governo mostrando que havia cerca de 9 milhões em 2023.
Segundo a Where , o serviço de IA tornou-se disponível com a ajuda de tecnologia a ser desenvolvida por uma entidade afiliada à Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial para analisar crateras na lua.
Também pode ajudar a encontrar terrenos que podem ser usados como estacionamentos ou locais de instalação para painéis solares.
Fonte: ST







