
Impacto da poeira amarela chinesa em Fukuoka: Visibilidade e saúde em risco (ilustrativa/banco de imagens)
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) afirma que a poeira amarela transportada pelo ar, principalmente das regiões desérticas da China e da Mongólia, pode atingir as ilhas do sudoeste do Japão, incluindo Okinawa, e o oeste do arquipélago, desta terça-feira (25) a quarta-feira (26).
O oeste do Japão inclui as regiões de Kyushu e Shikoku.
A AMJ informa que a visibilidade pode ser reduzida para menos de 10 quilômetros e pode ser ainda mais diminuída em algumas áreas.
Artigos relacionados
A agência está pedindo às pessoas que tomem cautela ao dirigir em condições de baixa visibilidade e estejam cientes de que a poeira pode aderir à roupa estendida ao ar livre.
A agência também afirma que um sistema de baixa pressão e uma massa de ar frio provavelmente farão com que as condições atmosféricas fiquem muito instáveis em uma vasta área, da região de Tohoku à de Kyushu, na terça e quarta-feira.
A AMJ diz que, à medida que o ar mais frio do que o normal flui, as condições atmosféricas instáveis devem causar o desenvolvimento de nuvens de chuva em algumas partes. Ela afirma que o tempo pode mudar subitamente.
As autoridades estão alertando as pessoas sobre chuvas repentinas, raios e ventos fortes com possíveis tornados. Elas também dizem que granizo é possível.
気象庁の黄砂情報。
昨日洗車したばかりのワイ絶望。(福岡住み pic.twitter.com/1Fc3zYXbyd— とむ爺(名前戻し中) (@Tomjisan) November 25, 2025
Fonte: NHK







