Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em 10 a 12 mil anos

| Notícias do Mundo

A erupção do vulcão foi considerada histórica por especialistas. Provocou cancelamentos de voos e alertas meteorológicos na Índia, no Paquistão e em outras partes da Ásia.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
vulcão

Plumas vulcânicas que chegaram a 14 km de altura (redes sociais)

O vulcão Hayli Gubbi, na Etiópia, entrou em erupção pela primeira vez desde que há registro, no domingo (23), lançando cinzas e provocando abalos moderados na região de Afar.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Considerado adormecido há mais de 10 ou 12 mil anos, lançou uma coluna de cinzas a até 14 quilômetros de altura sobre a região de Afar e afetando comunidades locais e rotas aéreas a milhares de quilômetros de distância.

As cinzas vulcânicas da erupção cobriram vilarejos próximos e chegaram até o Mar Vermelho.   

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Localizado a cerca de 800 quilômetros a nordeste de Adis Abeba, capital da Etiópia, o vulcão Hayli Gubbi lançou densas nuvens de poeira e cinzas que cobriram diversas aldeias, gerando medo e incerteza econômica entre a população, composta principalmente por pastores e agricultores.

Segundo Mohammed Seid, um administrador local, “Embora não haja relatos de mortes humanas ou de animais até o momento, muitas aldeias foram cobertas por cinzas e, como resultado, seus animais têm pouco para comer”. 

O vulcão fica a cerca de 15 quilômetros a sudeste do vulcão ativo Erta Ale.

As plumas vulcânicas já chegaram ao Iêmen, Omã, o norte do Paquistão e a Índia. Na Índia, a 4 mil km de distância, a densa nuvem levou as principais companhias aéreas, incluindo a Air India, a cancelarem mais de uma dezena de voos internacionais e diversas rotas domésticas.

Os transtornos afetaram destinos nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Arábia Saudita, bem como aeroportos indianos em Nova Déli, Hyderabad, Mumbai e Chennai. 

Não há relatos de vítimas, mas as autoridades afirmam que a subsistência dos criadores de gado pode ser afetada, já que as cinzas podem reduzir as áreas de pastagem disponíveis.

Veja as imagens nos posts abaixo. 

Fontes: DW, CNN, Euronews e Infobae


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo