
Rapidus acelera produção de chips de ponta para 2029 (imagem ilustrativa/PM)
A fabricante japonesa de chips Rapidus planeja iniciar a construção de uma segunda fábrica para produzir semicondutores de ponta, em uma corrida contra a líder da indústria taiwanesa Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), de acordo com relatos da mídia local.
A Rapidus, uma joint venture apoiada pelo governo que envolve Sony, Toyota, IBM e outras empresas, é vista como uma tentativa de recolocar o Japão no mapa neste setor estratégico.
Produção de microchips de 1.4 nanômetro almejada para 2029
A empresa iniciará a construção de uma segunda fábrica de chips em Hokkaido no ano fiscal de 2027-28, informaram dois jornais japoneses na noite de terça-feira (25).
Artigos relacionados
O objetivo é produzir microchips de próxima geração de 1.4 nanômetro já em 2029, segundo os relatos.
Avanço tecnológico em busca de liderança global
Isso representa um avanço em relação aos planos atuais de produção em massa de chips de 2 nanômetros — “menos avançados tecnologicamente, mas ainda na vanguarda do design de chips” — na primeira fábrica da Rapidus a partir de 2027.
A TSMC de Taiwan já está desenvolvendo a tecnologia de 1.4 nanômetro, com previsão de entrar em produção em massa por volta de 2028, com a Samsung da Coreia do Sul e a fabricante de chips dos EUA, Intel, não muito atrás.
Garantir um fornecimento estável de chips tornou-se uma preocupação de negócios e de segurança nacional para o Japão , que dominou a indústria de hardware de tecnologia na década de 1980.
Fonte: JT







