
Japão busca apoio popular para caminhões autônomos (imagem ilustrativa/PM)
Diante de uma grave escassez de motoristas na indústria de logística, o governo do Japão e os fabricantes de veículos comerciais estão acelerando experimentos que visam colocar caminhões autônomos em uso prático.
Eles buscam alcançar o nível 4 de direção autônoma, ou seja, dirigir sem intervenção humana sob certas condições.
Além de realizar os testes, eles também farão esforços para obter a compreensão do público em relação aos caminhões autônomos, a fim de aliviar preocupações.
Artigos relacionados
A direção autônoma para veículos grandes carrega o risco de ser “rejeitada pelo público com um único acidente”, disse um alto funcionário de uma fabricante de veículos comerciais.
Isuzu lidera testes para nível 4 de direção autônoma
“Nosso objetivo é alcançar um nível de direção igual ou superior ao de um motorista cuidadoso” para caminhões autônomos, disse Hiroshi Sato, diretor executivo sênior da Isuzu Motors, a repórteres no dia 18 de novembro, na cidade de Mukawa (Hokkaido), onde um teste de um grande caminhão autônomo foi exibido à mídia naquele dia.
O experimento foi realizado em um percurso de teste de aproximadamente 5Km, com o caminhão mudando de faixa de forma autônoma, ultrapassando outros veículos e acelerando suavemente na partida e desacelerando ao parar. Um motorista estava sentado, mas não tocou no volante nem nos freios.
Projetos em andamento em todo o Japão
O sistema da Isuzu é projetado para a direção autônoma de nível 4. A empresa está programada para lançar testes em janeiro do próximo ano, nos quais caminhões autônomos lidarão com parte das operações de logística de seu grupo.
Experimentos semelhantes estão sendo conduzidos em várias partes do Japão.
No ano fiscal de 2021, as quatro maiores fabricantes de veículos comerciais do país iniciaram testes em vias expressas por iniciativa do governo. O projeto está agora na fase prática, na qual o fluxo geral de direção está sendo testado.
Fonte: JT







