
A 8ª edição do Burajiru Grand Chef no Japão celebrou a união culinária entre Brasil e Japão, com competições inéditas de frutos do mar e bolo (Consulado-Geral do Brasil em Tóquio)
Realizou-se no domingo (23) a final da oitava edição do Burajiru Grand Chef, o já tradicional concurso do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio para estimular os talentos gastronômicos da comunidade e estreitar os laços entre Brasil e Japão, por meio da utilização de receitas, técnicas e ingredientes típicos dos dois países.
Como de costume, o evento aconteceu no Centro Comunitário Curian de Shinagawa (きゅりあん 品川区立総合区民会館), com participação de candidatos residentes em todo o Japão, patrocinadores, apoiadores, expositores e convidados.
Neste ano, o concurso trouxe diversas inovações. Pela primeira vez, houve duas categorias: frutos do mar e, em comemoração aos 130 anos de relações bilaterais entre ambos os países, bolo.
Artigos relacionados
Também de forma inédita, o público presente contou com membros da comunidade, através de sorteio promovido nas redes sociais do Consulado-Geral (Facebook e Instagram), e escolheu o bolo vencedor. No caso dos frutos do mar, como de costume, o prato vencedor foi escolhido por painel de jurados.
A competição teve início às 11h pela categoria bolo, com duração de três horas, e, a partir das 14h30, a categoria frutos do mar, com duração de uma hora e meia. Já a cerimônia de premiação teve início às 17h e terminou às 20h.
Categoria “Frutos do Mar”
- 1º Lugar: Gustavo Suzuki Barbosa, “O Sopro do Mar” (cavalinha marinada e defumada com purê de mandioca, sumiso de cachaça e senbei de polvilho com matcha);
- 2º Lugar: Ícaro Martins Tomimatsu; “Mar e Raiz” (vieiras glaceadas com gel de tucupi e kombu, óleo defumado de tucupi e crème de daikon);
- 3º Lugar: Ronaldo Kako Ishizaka; “Mar & Floresta” (ravioli de caranguejo, emulsão de açaí e crème de yuzu);
- Bruno Ken Iti Shouji Ouchi; “130 Anos em um Acarajé”;
- Eduardo Massaki Higa; “Terra e Mar”;
- Fernanda Tamie Rissem; “Sabores do Manila Maru”;
- Tatiane Mayumi Ito Sato; “Moqueca de Camarão Nipo-brasileira”.
Após o terceiro colocado, os(as) finalistas foram listados(as) em ordem alfabética; e não de classificação.
Categoria “Bolo”
- 1º Lugar: Rogeria Shimada Riu; “Bolo Nipo-Brasil – Essência e sabores” (pão-de-ló de castanha-do-Pará, pão-de-ló de matcha, mousse de azuki com cumaru e mousse de cupuaçu) – 36 votos;
- 2º Lugar: Ricardo Massao Bassani Nozaki; “As Estações” (bolo com crocante de amêndoas, creme de framboesas e mousse de manga com maracujá) – 33 votos;
- 3º Lugar: Camila Hinago; “Círculo da Amizade” (bolo de matcha com flocos de Sakura regado com licor de Sakura, rechado com brigadeiro) – 20 votos.
Premiação
Na categoria “frutos do mar”, o campeão ganhou o troféu Burajiru Grand Chef, elaborado pela TMK (Tadocoro Mutsuki Kougyou). Os três vencedores ganharam kits exclusivos oferecidos pela Le Cordon Bleu Japan, além de premiação em dinheiro (100 mil ienes para o primeiro lugar) e prêmios oferecidos por nossos patrocinadores e apoiadores. Todos os finalistas receberam certificados elaborados pelo Consulado-Geral.
Já na categoria “bolo”, a campeã também ganhou o troféu Burajiru Grand Chef e premiação em dinheiro no valor de 100 mil ienes, além de prêmios oferecidos pelos nossos patrocinadores e apoiadores. Os segundo e terceiro colocados também receberam premiação surpresa em dinheiro, oferecida pela escola de confeitaria Patty’s Sucré.
Via Consulado-Geral do Brasil em Tóquio







