
Foto da Casa Imperial via NHK
A Princesa Aiko, filha mais velha do Imperador e da Imperatriz do Japão, celebra seu 24º aniversário na segunda-feira (1º).
Formada pela Universidade de Gakushuin, em Tóquio, no ano passado, a Princesa Aiko trabalha atualmente como funcionária contratada da Cruz Vermelha do Japão, ampliando o escopo de suas atividades como membro da Família Imperial e, ao mesmo tempo, trilhando seu caminho como cidadã.
Este ano marca o 80º aniversário do fim da guerra, e ela acompanhou Suas Majestades a Okinawa, Nagasaki e ao Memorial Metropolitano de Tóquio, onde prestou homenagem aos mortos e conversou com familiares das vítimas e com aqueles que preservam a memória do conflito.
Artigos relacionados
De acordo com a Agência da Casa Imperial, a Princesa Aiko expressou seu profundo respeito pela história de dificuldades e esforços, bem como pelos empenhos em transmitir a importância da paz e seu compromisso com a paz.
Em maio, ela visitou pela primeira vez as áreas afetadas pelo terremoto na Península de Noto (Ishikawa), quando interagiu com as vítimas.
Em setembro, visitou a província de Niigata para participar da Conferência Nacional para a Promoção da Prevenção de Desastres e inspecionou áreas severamente danificadas pelo terremoto de Niigata Chuetsu de 2004.
Em novembro, a Princesa Aiko fez sua primeira visita oficial ao exterior, ao Laos, onde participou de eventos de boas-vindas e interagiu com a população local, aprendendo sobre a história e a cultura do país.
Na segunda-feira, a princesa visitará a residência do antigo Imperador e da Imperatriz na Propriedade Imperial de Akasaka para receber os cumprimentos pelo seu aniversário e relatar sua visita ao Laos. Um evento comemorativo também será realizado no Palácio Imperial.
Mesmo sendo membro da Casa Imperial do Japão, por ser mulher, a princesa não tem direitos de ascender ao trono, uma vez que ainda vigora essa lei de que o herdeiro deve ser do sexo masculino.
Fonte: NHK







