Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

MainaHokensho: transição do cartão do seguro saúde para My Number

| Sociedade

A transição definitiva para o ‘MainaHokensho’ deveria começar na terça-feira, mas uma parcela da população ainda não a fez.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
MainaHokensho

Paciente usando o novo sistema no hospital (NHK)

Começaria na terça-feira (2), a transição completa do cartão do seguro saúde, seja shakai hoken ou kokumin kenko hoken, para o My Number, chamado popularmente de MainaHokensho

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

No entanto, a adesão não tem avançado, por isso o governo está permitindo temporariamente o uso dos cartões de seguro saúde até março do próximo ano, prevendo confusão nas instituições médicas como clínicas, hospitais e serviços odontológicos.

Além da transição completa para o MainaHokensho que ainda não foi feita por uma parcela dos usuários, o sistema não tem conseguido acompanhar as mudanças, sobrecarregando as instituições médicas.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Em uma pesquisa realizada pela Federação Nacional das Associações de Médicos de Seguro Saúde, 69,8% das 9.580 instituições médicas em todo o país responderam que disseram ter enfrentado problemas para aceitar pacientes com cartões de seguro saúde My Number desde agosto deste ano. 

Importância do MainaHokensho

maina

Imagem ilustrativa (MHLW)

O Secretário-Chefe do Gabinete, Minoru Kihara, declarou em uma coletiva de imprensa na tarde de segunda-feira (1º): “O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar tem realizado intensas atividades de relações públicas e continuaremos a fortalecer nossos esforços de relações públicas para garantir uma transição tranquila, incluindo o esclarecimento de preocupações”. 

“Ao adotar os cartões de seguro saúde My Number, as instituições médicas poderão verificar instantaneamente as informações sobre exames de saúde e histórico médico de um indivíduo, o que deverá melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento médico. Além disso, em situações de emergência, poderão obter rapidamente o histórico médico e as informações sobre medicamentos da pessoa ferida ou doente, permitindo um tratamento mais seguro. Também estamos trabalhando para criar um ambiente onde exames médicos possam ser feitos via smartphone e continuaremos empenhados em divulgar esses benefícios ao público para que possam usar os cartões com confiança”, explicou.

Segundo o levantamento da NHK, até o fim de outubro, apenas 37,14% das pessoas estão usando o MainaHokensho nas instituições médicas, embora 87,3 milhões de pessoas o tenham dentre os 99,48 milhões inscritos no My Number. 

Portanto, se ainda não tem o cartão My Number ou o tem e não fez a transição para o MainaHokensho, o governo está pedindo que o faça.

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo