
Foto ilustrativa (PM)
Na segunda-feira (1º), a Divisão de Investigação Internacional da Polícia da Província de Aichi e a Delegacia de Polícia de Tsushima (Aichi), informaram sobre a prisão de dois estrangeiros, suspeitos de violação da Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados.
Os dois teriam auxiliado e instigado um outro estrangeiro ao emprego ilegal. Um dos suspeitos é turco, de 40 anos, dono de uma empresa de demolição na cidade de Ama (Aichi), e outro é vietnamita, de 35 anos, arubaito e residente na cidade de Tsushima (Aichi).
Os dois em conluio, teriam colocado um vietnamita com visto vencido para trabalhar em um canteiro de demolição, por 4 vezes, entre julho e agosto deste ano, o que configura emprego ilegal.
Artigos relacionados
De acordo com as investigações, o empresário turco teria pedido ao arubaito vietnamita que encontrasse trabalhadores para as obras de demolição. Assim, ele publicou posts nas redes sociais para fazer recrutamento e ganhava comissão de mil a 3 mil ienes por indicação.
Durante o interrogatório na delegacia, o empresário turco negou a suspeita do emprego ilegal, enquanto o vietnamita admitiu.
A polícia continua a investigação, pois acredita que o arubaito vietnamita possa ter apresentado mais de mil trabalhadores conterrâneos a cerca de 20 outras empresas.
Fontes: Nagoya TV e Chunichi







