
Japão investiga disseminação da nova variante da influenza K (ilustrativa/banco de imagens)
Uma nova variante do vírus da influenza, denominada subclado K, está se espalhando no Japão, conforme revelou uma pesquisa do Instituto Japonês de Segurança da Saúde (JIHS).
A organização ligada ao governo acredita que a disseminação da variante pode ser uma das razões para os surtos de influenza desta temporada terem atingido o Japão mais cedo do que a média anual. A subclado K já havia sido confirmada no exterior.
Detecção e nível de risco
Em setembro e nos meses seguintes, o JIHS examinou pacientes com influenza infectados com a cepa H3, que é predominante no país nesta temporada, e detectou a subclado K em 22 das 23 amostras. O risco de sintomas graves da subclado K é quase o mesmo que o dos vírus da influenza existentes, de acordo com o JIHS.
Artigos relacionados
Surto precoce e nível de alerta
O início dos surtos desta temporada foi o segundo mais precoce nos últimos 20 anos. O número de pacientes por instituição médica regularmente monitorada atingiu 51,12 na semana até o dia 23 de novembro, após ultrapassar o nível de alerta de 30 na semana anterior.
De acordo com o JIHS, os surtos começaram mais cedo do que o habitual, em parte porque o aumento das infecções pela subclado K coincidiu com a temporada de vacinação, deixando menos pessoas com anticorpos suficientes contra a variante.
Fonte: NP







